Saiba como devem ser os exercícios em casa para evitar lesões
Fisioterapeuta e personal trainer dão dicas sobre quais são as melhores atividades para movimentar o corpo durante o isolamento social
Saúde|Márcia Rodrigues, do R7
Muitas pessoas estão aproveitando a quarentena para se exercitar. Alguns que já praticavam atividade física diariamente estão fazendo aulas on-line com professores das academias que frequentavam antes da pandemia do coronavírus.
Enquanto isso, outros que não tinham tempo ou academia perto de casa para se exercitar, estão aproveitando o isolamento em casa para começar a se movimentar.
Leia mais: Sintomas, contágio, prevenção: tire dúvidas sobre o novo coronavírus
Opções de aulas grátis na internet é o que não faltam. Mas, afinal, há alguma recomendação para quem decidir fazer exercícios em casa?
Para o fisioterapeuta Claudio Rivolta, a melhor opção são os exercícios realizados com o peso do próprio corpo.
Leia mais: Seis dicas simples para se manter longe do novo coronavírus
Uma modalidade que faz este tipo de trabalho é a barre fit, que une ballet, pilates e yoga em uma mesma série de exercícios e trabalha força, equilíbrio e respiração. “É uma atividade que tem alto gasto calórico, trabalha flexibilidade, força muscular e resistência cardiorrespiratória em um curto período de tempo", explica Rivolta.
Os treinos costumam durar 15 minutos e a pessoa pode escolher qual a intensidade do exercício entre fácil, médio e difícil. Rivolta conta que há diversas opções de aulas grátis de barre fit na internet.
Leia mais: Coronavírus: fazer exercícios físicos ao ar livre durante a quarentena é recomendável?
“Na modalidade fácil é possível, inclusive, se exercitar com crianças que tenham a partir de 12 anos”, ressalta. O fisioterapeuta sugere colocar uma música bem agitada para dançar com as crianças menores. “Dançar durante 10 minuto diários já ajuda os pequenos a se movimentarem e gastarem um pouco de energia.”
Leia mais: Vírus pode ser lançado a 10 metros durante exercícios, diz infectologista
Exercício correto e frequente aumenta a imunidade
Giulliano Esperança, personal trainer e diretor técnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, afirma que é seguro fazer exercícios em casa desde que cada um respeite seu limite.
Ele explica que um programa de exercício deve atender a três pilares: postura, resistência e força. “O programa de exercícios deve ser progressivo e começar com intensidade média e moderada durante 10 ou 15 dias. Assim, você consegue aumentar a sua segurança e consciência corporal, além de melhorar o seu sistema imunológico”, orienta.
Para o personal trainer, é preciso tomar muito cuidado antes de começar a seguir os exercícios de alguns vídeos que circulam na internet.
“Normalmente eles têm atividades com muita intensidade e que não são recomendados para a maioria das pessoas. Fazer exercícios assim, pode fazer sua imunidade cair e é justamente o que não queremos nesse período de quarentena.”