Saiba como identificar sintomas de intoxicação por metanol
Brasil tem 195 casos investigados, segundo balanço do Ministério da Saúde deste sábado
Saúde|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Visão turva, dor de cabeça intensa, náuseas ou alteração da consciência. Esses são os principais sintomas de quem ingeriu bebida alcoólica com metanol. O Brasil tem 195 notificações de intoxicação pelo composto, de acordo com o Ministério da Saúde, que começaram a surgir no início desta semana.
Nos casos mais graves, a contaminação pode levar a cegueira irreversível e até a morte. Até o momento, dois homens morreram em São Paulo pela contaminação de bebidas e outras 12 mortes estão sendo investigadas — sete em SP, três em Pernambuco, uma na Bahia e uma no Mato Grosso do Sul).
Veja mais
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou os principais sinais e sintomas de intoxicação por metanol.
Na grande maioria dos casos, segundo Padilha, o primeiro sintoma é uma forte dor, seguido de alterações na visão. Os sinais podem demorar até 24 horas para aparecer.
“Uma dor muito diferente, porque é uma dor em cólica. As pessoas, às vezes, quando fazem ingesta de bebida alcoólica sentem uma queimação, falam que estão com azia, aquela coisa da ressaca. Não é queimação, não é azia. Pode até ter isso também. Mas a dor em cólica é algo que chama muito a atenção nesses casos”, afirmou.
A médica hepatologista Liliana Mendes explica que sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça, tontura e visão borrada costumam surgir entre 12 e 24 horas após a ingestão — o tempo de reação vai depender do nível de hidratação e do consumo de alimentos por parte da pessoa afetada pela condição.
“Ele é convertido pela enzima do fígado a álcool desidrogenase e substâncias toxicas que são danosas tanto para o sistema nervoso central, quanto para o nervo óptico”, explica Liliana.
A médica ressalta que quando a bebida adulterada é ingerida, ela não causa nenhum sintoma.
O que é o metanol?
Também chamado de álcool metílico, o metanol é um biocombustível altamente inflamável, que pode ser obtido por meio da destilação destrutiva de madeiras, processamento da cana-de-açúcar, ou de gases de origem fóssil.
As suas propriedades químicas são semelhantes ao etanol, mas com um nível mais elevado de toxidade. Utilizada como solvente em indústrias químicas, a substância também é aplicada para a fabricação de plásticos e para a produção de biodiesel e combustível.
De acordo com o governo, a adulteração de bebidas aumenta a gravidade da situação, já que, do ponto de vista de saúde pública, pode causar surtos epidêmicos com casos severos e alta taxa de letalidade.
O que fazer?
Em caso de identificação dos sintomas, a recomendação é buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar pelo menos uma das instituições a seguir:
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;
- CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);
- Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 — de qualquer lugar do país.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
