Saiba como lidar com a máscara ao fazer uma refeição no trabalho
Durante a alimentação, em refeitórios ou locais fechados, a higienização das mãos e o distanciamento social devem ser mantidos
Saúde|Guilherme Carrara, do R7*

A pandemia de covid-19 mudou a rotina das pessoas em casa e também no trabalho. Quem está retornando às atividades agora precisa se acostumar com o uso da máscara por horas seguidas e também com os novos hábitos de higiene durante o dia.
Para evitar o contágio com o novo coronavírus, até a pausa para o almoço deve ser feita tomando os cuidados necessários, seja para comer no refeitório da empresa ou em qualquer outro lugar fechado.
Leia também
“A distância tem que ser de um a dois metros independente do local. É importante evitar falar durante as refeições para não espalhar gotículas no ar e é necessário permanecer no ambiente fechado pelo menor tempo possível,” afirma o infectologista do Hospital Universitário da USP, Gerson Salvador, sobre a alimentação no trabalho.
Para que o uso da máscara tenha eficácia, é necessário manuseá-la corretamente a fim de evitar contaminá-la em contato com as mãos ou com outras partes do corpo.
“O ideal é que a pessoa retire a máscara e coloque em um local seguro, de preferência com uma proteção mecânica, como um papel ou recipiente limpo. É importante se lembrar de higienizar as mãos antes de voltar a pegar a máscara e vestir. De preferência lave com água e sabão ou use o álcool em gel”, orienta o infectologista do Hospital Universitário da USP.
O professor ainda destaca que quando as pessoas estão na rua, ou em um ambiente desconhecido o cuidado tende a ser maior. “Deve-se tomar cuidado para não relaxar quando está entre conhecidos, como é o caso do trabalho. A transmissão do vírus pode acontecer da mesma forma”.
*Estagiário R7 sob supervisão de Pablo Marques
Veja também:
Saiba o que é mito e verdade sobre a transmissão do novo coronavírus
A pessoa sem sintomas não transmite Mito. Segundo o infectologista Carlos Fortaleza, da Sociedade Paulista de Infectologia, mesmo a pessoa que não apresenta nenhum sintoma pode transmitir o novo coronavírus. “A transmissibilidade pode ser menor, existe...
A pessoa sem sintomas não transmite Mito. Segundo o infectologista Carlos Fortaleza, da Sociedade Paulista de Infectologia, mesmo a pessoa que não apresenta nenhum sintoma pode transmitir o novo coronavírus. “A transmissibilidade pode ser menor, existe uma relação entre a intensidade dos sintomas e o quanto a pessoa transmite, mas alguns casos isso foge à regra.” Ele explica que pré-sintomáticos, aqueles que adquiriram o vírus, mas ainda não apresentaram sintomas, possuem grande chance de infectar outras pessoas. “Cerca de dois dias antes dos primeiros sintomas aparecerem, a chance é muito alta.” Outro caso são os oligossintomáticos, ou seja, pessoas que apresentam sintomas muito leves e muitas vezes nem percebem que estão doentes. “Essas possuem grande chance de transmitir também. Algumas pessoas, por motivos que não sabemos, são super-contaminadores e acabam infectando muitas pessoas, mesmo com sintomas leves”

























