Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba por que no frio a vontade de dormir aumenta

Neurologista explica quantas horas a pessoa deve descansar por dia

Saúde|Do R7

Não exagerar no consumo de café e evitar praticar exercícios próximos ao horário de dormir melhoram a qualidade do sono
Não exagerar no consumo de café e evitar praticar exercícios próximos ao horário de dormir melhoram a qualidade do sono Não exagerar no consumo de café e evitar praticar exercícios próximos ao horário de dormir melhoram a qualidade do sono

Quando a temperatura cai vem a vontade de ficar um pouco mais na cama. Mas será que o sono realmente aumenta quando está frio? O neurologista Shigueo Yonekura afirma que não.

Segundo Yonekura, o sono não aumenta quando a temperatura cai, mas temos a impressão que sim devido ao menor período de sol. O desejo de dormir mais está ligado à diminuição na claridade.

― O período de sol mais curto e o conforto da cama faz com que as pessoas sintam vontade de ficar mais tempo deitadas, é uma sensação de aconchego, mas não há necessidade biológica.

Computador prejudica o sono mais que cigarro, álcool e balada

Publicidade

O especialista também afirma que quem costuma ter problemas de sono, como demorar para dormir ou acordar várias vezes durante à noite encontra menos dificuldades com esse clima.

― Quando dormimos a nossa temperatura corpórea cai naturalmente para 1ºC a menos, vai para 35ºC, e com o clima mais frio, conseguimos manter a temperatura nesse índice, o que contribui para uma boa noite de sono. Já no calor, fica mais complicado manter a temperatura corpórea baixa. 

Publicidade

De acordo com o neurologista, cada pessoa tem seu tempo ideal de sono, que varia com a idade. A maior parte da população adulta precisa de sete a oito horas por dia. As crianças dormem em média onze horas e os adolescentes cerca de nove. Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, com variações para cada bebê.

― A qualidade do sono é mais importante do que as horas dormidas. O sono é determinante para a qualidade de vida, deixa a pessoa mais disposta, melhora o rendimento na escola e no trabalho, ajuda no bem-estar, o sistema imunológico fica mais resistente, ajuda no humor e melhora a concentração.

Publicidade

Veja sete dicas para melhorar sua noite de sono

Segundo o especialista, para uma boa noite de sono, a recomendação é estabelecer um horário regular para se deitar e despertar, ir para a cama somente na hora de dormir e optar por um ambiente saudável e livre de ruídos.

― Além desses pontos, não consumir álcool, não exagerar no consumo de chás, café e refrigerantes e não realizar exercícios físicos próximos a hora de dormir ajudam a ter uma boa noite de sono.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.