Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Salgadinhos, biscoitos e refrigerantes aumentam risco de morte por câncer, afirma estudo 

Pesquisa mostrou que o aumento de 10% na ingestão de industrializados acarreta maior risco de ter a doença

Saúde|Do R7

Ricos em açúcares, sódio e gordura, industrializados aumentam risco de câncer
Ricos em açúcares, sódio e gordura, industrializados aumentam risco de câncer Ricos em açúcares, sódio e gordura, industrializados aumentam risco de câncer

Um estudo publicado pelo Imperial College de Londres, realizado com 200 mil pessoas de meia-idade no Reino Unido, ao longo de dez anos, constatou que a ingestão de alimentos industrializados e ultraprocessados, como refrigerantes, biscoitos e salgadinhos, aumenta o risco de morte por câncer em 6%. O artigo foi publicado no periódico científico eClinicalMedicine.

De acordo com o levantamento, o aumento no grau de mortalidade por câncer se deu com o aumento, também, de 10% do consumo de alimentos ultraprocessados em uma dieta. O risco de ter câncer em geral foi de 2% para cada aumento de 10% na ingestão de ultraprocessados na dieta. Em análises específicas, os níveis sobem para 16% em tumores na mama e 19% em tumores ovarianos.

A pesquisa mostrou ainda que, mesmo com a regulação de outros fatores de risco, como tabagismo, sedentarismo e alto IMC (índice de massa corpórea), o risco de desenvolvimento da doença e de morte em sua decorrência continuaram.

"Este estudo aumenta a evidência crescente de que os alimentos ultraprocessados ​​provavelmente impactam negativamente nossa saúde, incluindo o risco de câncer", afirmou em um comunicado a autora sênior do artigo, a professora Eszter Vamos, da Escola de Saúde Pública do Imperial College de Londres.

Publicidade

Leia também

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, os ultraprocessados consistem em alimentos industrializados, ricos em gordura ou açúcares, muitas vezes nos dois.

"É comum que apresentem alto teor de sódio, por conta da adição de grandes quantidades de sal, necessárias para estender a duração dos produtos e intensificar o sabor, ou mesmo para encobrir gostos indesejáveis oriundos de aditivos ou de substâncias geradas pelas técnicas envolvidas no ultraprocessamento", afirma o documento.

Publicidade

Entre os alimentos que fazem parte dessa lista estão os refrigerantes e outras bebidas prontas, pães e bolos industrializados, biscoitos, salgadinhos, chocolates e refeições prontas, entre outros alimentos.

A identificação dos ultraprocessados é simples: se ao olhar o rótulo houver ingredientes que você não tem na sua cozinha, certamente ele não fará bem à saúde. Elementos como xarope de glicose, extrato de proteína, emulsificante, corante, adoçante, gordura hidrogenada, aromatizantes e amido modificado, usados na indústria, têm como função mascarar o sabor da industrialização.

"Nossos corpos podem não reagir da mesma forma a esses ingredientes e aditivos ultraprocessados ​​como reagem a alimentos frescos e nutritivos minimamente processados. No entanto, os alimentos ultraprocessados ​​estão em todos os lugares e são altamente comercializados com preço barato e embalagens atraentes para promover o consumo. Isso mostra que nosso ambiente alimentar precisa de uma reforma urgente para proteger a população dos alimentos ultraprocessados", acrescenta em nota outra autora do estudo, a pesquisadora Kiara Chang.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.