Sanofi lança projeto para vacina contra zika vírus
Até o momento, apenas pequenos laboratórios se colocaram à disposição para a pesquisa
Saúde|Do R7

A Sanofi lançou um projeto para desenvolver uma vacina contra o zika vírus no comprometimento mais decisivo até o momento de um grande fabricante de vacinas para lutar contra a doença ligada a casos de má-formação cerebral no Brasil.
A fabricante de medicamentos francesa disse nesta terça-feira (2) que sua divisão de vacinas Sanofi Pasteur usaria sua expertise para desenvolver vacinas para vírus similares como febre amarela, encefalite japonesa e, mais recentemente, dengue.
O movimento ocorre um dia depois de a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarar que o zika vírus é uma emergência de saúde pública internacional devido à sua ligação com microcefalia em alguns bebês.
OMS declara zika emergência internacional
Picada do Aedes aegypti não coça e nem deixa marcas: saiba tudo sobre o mosquito vilão do Brasil
"A Sanofi Pasteur está respondendo à convocação global de ação para desenvolver uma vacina contra o zika, dado o rápido avanço da doença e possíveis complicações médicas", disse o chefe de pesquisa da Sanofi Pasteur, Nicholas Jackson, que está liderando um projeto de vacina contra o zika. A Sanofi acredita que sua pesquisa e infraestrutura industrial estabelecidas para sua nova vacina contra dengue licenciada recentemente podem ajudar a acelerar a identificação de uma candidata à vacina contra o zika vírus.
Até o momento, os únicos grupos com planos firmes para desenvolver uma vacina contra o zika são pequenas companhias de biotecnologia e instituições acadêmicas, embora a GlaxoSmithKline já tenha dito que está concluindo estudos de viabilidade para avaliar se sua tecnologia de vacina é adequada.
Atualmente, não há vacina ou tratamento contra o zika vírus, uma vez que a doença até recentemente não era uma preocupação de saúde pública séria.
Especialistas apoiam alerta da OMS sobre zika, mas cobram pesquisa
A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o zika vírus uma emergência internacional, após reunião em Genebra nesta segunda-feira (1º). Para chegar à conclusão, os especialistas discutiram vários aspectos relacionados ao risco da proliferação da doe...
A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou o zika vírus uma emergência internacional, após reunião em Genebra nesta segunda-feira (1º). Para chegar à conclusão, os especialistas discutiram vários aspectos relacionados ao risco da proliferação da doença e as respostas possíveis. Ao decretar situação de "emergência global" para o zika, a organização espera facilitar a mobilização de dinheiro, recursos e conhecimento científico para o combate à doença. Dados que relatam mortes de crianças e consequências graves, além da microcefalia, são alguns dos rumores que tomam conta das redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea. Como o governo federal já confirmou a ligação entre o vírus e os casos de bebês com microcefalia, surgiram muitas dúvidas a respeito do vírus, seus efeitos e prevenção. Nancy Bellei, professora e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), lista ao R7 os mitos e as verdades a respeito do zika, para ajudar a população a se proteger e, também, a não dar continuidade à corrente de boatos. Veja a seguir!



























