Rio de Janeiro confirma terceiro caso de coronavirus
ReutersA Secretaria do Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou neste domingo (8) o terceiro caso de coronavírus no estado, sendo o segundo da capital. Além dos casos confirmados, há outros 111 suspeitos no Rio. Com isso, subiu para 20 o número de casos da doença no Brasil.
Segundo a secretaria, o novo caso trata-se de uma mulher de 42, moradora da capital, que acompanhou a paciente do caso confirmado na madrugada de sábado (7) em uma viagem à Itália. Ela estava sendo monitorada por profissionais da saúde e seu estado de saúde é estável e ela está em isolamento domiciliar.
Leia mais: Apesar de preocupante, coronavírus é menos letal do que outros vírus
Ela voltou de viagem na quarta-feira (4) e os primeiros sintomas foram apresentados depois da chegada. Na quinta-feira (5) ela apresentou febre, tosse e congestão nasal e deu entrada em uma clínica de saúde particular.
O caso não precisou de contraprova porque o laboratório já havia confirmado outro caso durante a madrugada.
“Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, explica Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde.
- Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
- Utilizar álcool em gel nas mãos
Se houver sintomas
Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
- Cubra o rosto com máscara cirúrgica
- Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
- Siga as orientações dos profissionais de saúde
- Siga as medidas de prevenção