Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem remédio, transplantado busca doses contra rejeição

"Estava disposto a vender meu carro para comprar o remédio", diz frentista

Saúde|

Homem que já fez transplante necessita de remédio
Homem que já fez transplante necessita de remédio Homem que já fez transplante necessita de remédio

Dez anos após passar por um transplante de rim, o frentista Sergio Gava, de 41 anos, enfrenta um novo desafio: conseguir o remédio para evitar a rejeição do órgão. Essencial para pacientes transplantados, o medicamento Tacrolimo, um imunossupressor, está em falta em farmácias de alto custo em várias regiões do País.

"Estava disposto a vender meu carro para comprar o remédio", diz Gava, que precisa de oito comprimidos do medicamento todos os dias. Em setembro, o frentista pegou só 140 comprimidos em uma farmácia de alto custo em Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, dos 240 necessários para o mês. "Falaram que estava em falta." Depois disso, não conseguiu mais o remédio e só está tomando o medicamento porque contou com a solidariedade de quem tem sobras em casa.

Como é um remédio de alto custo, o Tacrolimo é oferecido pelo Ministério da Saúde e distribuído pelos Estados aos pacientes mediante indicação médica. A Associação Brasileira de Transplantados emitiu um alerta no dia 13 deste mês sobre a falta do remédio e de outro medicamento imunossupressor, o Micofenolato de Sódio, e acionou a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Distribuição de remédio para doença rara está atrasada

Publicidade

Entrega

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que o Tacrolimo 1 mg é usado por 15,8 mil transplantados no Estado. No quarto trimestre, a pasta solicitou 8,6 milhões de comprimidos. O Ministério aprovou somente 6,6 milhões e entregou 91% da quantidade aprovada, disse a Secretaria na sexta-feira. A pasta garantiu, ainda, que se esforça para atender os pacientes, com planejamento de estoques, remanejamentos e entregas parciais para evitar prejuízos no tratamento.

O Ministério da Saúde informou que o estoque do Tacrolimo estará regularizado ainda este mês. "Foi feito um novo processo de compra (do remédio) e as entregas já estão ocorrendo em todo o País." Sobre o Micofenolato de Sódio, o ministério disse que a aquisição do medicamento foi feita na última sexta-feira. "A nova remessa (aos Estados) está programada para a próxima semana." 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.