Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Seres humanos são capazes de ouvir o silêncio, concluem cientistas

Estudo com mil pessoas envolveu filósofos e psicólogos para entender como a ausência do som é captada pelo cérebro

Saúde|Do R7

Silêncio é algo que podemos ouvir, mostrou estudo
Silêncio é algo que podemos ouvir, mostrou estudo

Uma equipe de filósofos e psicólogos da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizou um estudo para determinar se as pessoas podem ouvir o silêncio. O conceito pode parecer um paradoxo, uma vez que a ausência de som seria algo que, obviamente, não conseguiria ser captada pelos nossos ouvidos.

O time de cientistas usou ilusões auditivas para demonstrar que momentos de silêncio podem distorcer a percepção de tempo das pessoas, assim como os sons.

O artigo com os achados foi publicado nesta semana na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences

Em testes com mil participantes, os pesquisadores substituíram sons por momentos de silêncio em ilusões auditivas.


Os resultados mostraram que as pessoas percebiam um longo momento de silêncio como mais longo do que dois momentos curtos de silêncio, assim como acontece com ilusões baseadas em sons.

Isso mostra que o silêncio pode produzir os mesmos efeitos no cérebro do que os sons.


"Normalmente, pensamos em nosso sentido de audição como sendo relacionado a sons. Mas o silêncio, seja o que for, não é um som — é a ausência de som. [...] Surpreendentemente, o que nosso trabalho sugere é que nada também é algo que você pode ouvir", afirmou em comunicado o principal autor do trabalho, Rui Zhe Goh, aluno de pós-graduação em filosofia da Universidade Johns Hopkins.

O estudo estabelece uma nova maneira de estudar a percepção da ausência e abre caminhos para novas pesquisas sobre até que ponto as pessoas ouvem o silêncio.


Os pesquisadores estão explorando ainda mais como percebemos o silêncio, incluindo se ouvimos silêncios que não são precedidos por som, e investigando a percepção de ausências visuais e outras experiências semelhantes.

"Há pelo menos uma coisa que ouvimos que não é um som, e é o silêncio que acontece quando os sons desaparecem. Os tipos de ilusões e efeitos que parecem ser exclusivos do processamento auditivo de um som também são obtidos com silêncios, o que sugere que realmente ouvimos ausências de som também", complementou o coautor do trabalho, o professor de filosofia e ciências psicológicas e cerebrais Ian Phillips.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.