Série Breaking Bad provocou aumento no uso de metanfetamina na Europa, alerta especialista
Tentativas de contrabando da substância para a Grã-Bretanha aumentaram em 400%
Saúde|Do R7
A série de televisão americana Breaking Bad causou um aumento chocante no uso de metanfetamina em todo o Reino Unido e Europa. De acordo com o professor da Universidade de Staffordshire Ellis Cashmore, a trama central do programa ― que gira em torno da produção e distribuição da droga ― aumentou quase que instantaneamente a busca pela substância.
Segundo o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, houve um crescimento de 51% do uso da droga na Alemanha e 400% no número de tentativas de contrabando da substância na Grã-Bretanha.
― Embora a série não elogie a droga, a sua inclusão na programação promove o interesse na substância.
Segundo o professor, Breaking Bad pode ter trazido a droga ao conhecimento de pessoas que nunca ouviram falar dela, aumentando assim sua demanda.
― Jessie, um dos protagonistas interpretado por Aaron Paul, é retratado como um viciado em drogas e ele é tido como um símbolo sexual. O fato do personagem que nós amamos estar utilizando a droga e estar amando, acaba deixando as pessoas curiosas.
Vilã de Breaking Bad, metanfetamina deforma rostos de viciados e pode matar
Cashmore afirma que, por mais que a série não retrate a droga com um aspecto positivo, ela ainda é capaz de seduzir algumas pessoas.
― Vivemos em uma geração hedonista [teoria que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana] em que as pessoas estão buscando o prazer em várias fontes e, a cada vez mais, estão utilizando maneiras mais ilícitas para encontrá-lo.
A cidade de Praga, na República Checa, atualmente é o epicentro da indústria de metanfetamina. Acreditam que 95% de toda a droga consumida na Europa vem dessa cidade.
Na série, um episódio é focado em um esquema para exportar a droga do novo México para a República Checa.