Suplemento alimentar pode ser prescrito por biomédicos, diz conselho
Profissionais poderão prescrever suplementos de caráter não medicinal; entenda a nova resolução estabelecida pelo Conselho Federal de Biomedicina
Saúde|Da Agência Brasil

Uma nova resolução do CFBM (Conselho Federal de Biomedicina) regulamenta as condições para que biomédicos possam assumir a responsabilidade técnica de empresas que produzem e comercializam suplementos alimentares.
Além de devidamente registrados no conselho, os profissionais deverão ter habilitação em análises clínicas ou bromatológicas ou, ainda, em fisiologia do esporte e da prática do exercício físico.
A Resolução nº 348 do CFBM também autoriza biomédicos habilitados em acupuntura, biomedicina estética ou fisiologia do esporte e da prática do exercício físico a prescrever suplementos alimentares, desde que estes sejam isentos de orientação e da obrigatoriedade de prescrição médica.
Definição
O texto da resolução lembra que suplementos alimentares não são considerados medicamentos e não têm finalidade de prevenir, tratar ou curar doenças, destinando-se a “suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados”.
Por definição, o biomédico é o profissional responsável por funções como identificar, classificar e estudar os microrganismos causadores de enfermidades; realizar exames diagnósticos; desenvolver medicamentos; e produzir vacinas.
Conheça 10 curiosidades sobre vitaminas e minerais que podem ajudar (ou não) a sua saúde:
Vitamina C melhora a imunidade. vitaminas do complexo B funcionam como repelente e a B12 ajuda a emagrecer, toda mulher na menopausa precisa fazer reposição de cálcio, uma suplementação bem-feita resolve uma alimentação malfeita... As máximas sobre vit...
Vitamina C melhora a imunidade. vitaminas do complexo B funcionam como repelente e a B12 ajuda a emagrecer, toda mulher na menopausa precisa fazer reposição de cálcio, uma suplementação bem-feita resolve uma alimentação malfeita... As máximas sobre vitaminas e minerais são muitas, mas nem todas são verdades. E, quando o benefício é real, não é tão simples quanto parece, ou seja, não basta tomar uma cápsula que tudo está resolvido. Confira algumas curiosidades sobre a suplementação que podem mexer com os seus hábitos alimentares







![Sobre a vitamina B também tem a história de que ela aumenta o apetite. A nutricionista explica que a superdosagem, com uma suplementação errada, é pode levar ao aumento da fome.
"As duas vitaminas do complexo B [B1 e B6], que geralmente podem
aumentar o apetite, mas é no caso de suplementação, porque vai dar uma super dosagem. Quando pensamos
por meio do alimento, nenhuma vitamina do complexo B vai aumentar o apetite,
muito pelo contrário. Um corpo sadio, nutrido, acaba tendo a necessidade
fisiológica de comer, não a vontade de comer"](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/MS43WSA3BFOY7JWD3UAPYESDNA.jpg?auth=20a7e0e23cc8d50f829e245a45c26ba3a9188011f03dc3cddc3a72a0559ec183&width=771&height=514)



