Surto de encefalite mata 43 crianças em 12 dias no norte da Índia
Surto é comum em algumas regiões da Índia, antes e depois das chuvas de monções do verão; inflamação no cérebro causa febre e convulsões
Saúde|da EFE
Pelo menos 43 menores de idade morreram nos últimos 12 dias em dois hospitais do estado de Bihar, no norte da Índia, devido a um surto de encefalite que ainda deixou outras dez crianças gravemente doentes, informou nesta quarta-feira (12) à Agência Efe uma fonte oficial.
As mortes ocorreram no Hospital Universitário Sri Krishna (SKMCH) e no Hospital Kejriwal, ambos no distrito de Muzaffarpur, onde desde o início do mês foram contabilizados 172 casos da síndrome de encefalite aguda, declarou o porta-voz do governo da demarcação, Kamal Singh.
Leia também: Com encefalite viral, presidente do Corinthians é internado em São Paulo
O SKMCH concentrou a maioria dos pacientes, 117, dos quais 53 continuam internados devido a esta inflamação do cérebro que provoca nas crianças fortes episódios de febre e, nos casos mais graves, convulsões e estado de inconsciência.
Duas das 36 mortes ocorridas neste hospital aconteceram hoje, enquanto o Hospital Kejriwal registrou sete mortes desde 1º de junho e outros dez menores seguem recebendo tratamento médico nas suas instalações, segundo o balanço oferecido por Singh.
Os surtos de encefalite são relativamente comuns em algumas regiões da Índia, sobretudo antes e depois das chuvas de monção do verão.
Saiba mais: 'Eu tenho só metade do cérebro, mas ninguém percebe'
Bihar, um dos estados mais pobres da Índia, é habitualmente uma das regiões mais golpeadas pelas epidemias e, apenas em junho de 2014, quase 100 menores morreram durante um surto desta afecção virótica nessa área.
Em 2011, a encefalite causou a morte de 320 crianças em diferentes Estados do norte do país.