Logo R7.com
RecordPlus

Tempo e dinheiro: por que a obesidade mais que dobrou no Brasil em duas décadas

Segundo especialista, os ultraprocessados, mais baratos e práticos, explicam aumento significativo do problema no país

Saúde|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A obesidade no Brasil cresceu 118% entre 2006 e 2024, com um em cada quatro adultos obesos.
  • O aumento é impulsionado pelo consumo de alimentos ultraprocessados, especialmente entre as classes mais baixas.
  • A falta de tempo e dinheiro contribui para escolhas alimentares não saudáveis.
  • A obesidade está associada a várias comorbidades, como hipertensão, diabetes e aumento do risco de câncer.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Pesquisa anual do Ministério da Saúde mostra que um em cada quatro adultos brasileiros está obeso. Isso representa um aumento de 118% da obesidade no Brasil entre 2006 e 2024. Os números estão acima da média mundial, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Em entrevista ao Conexão Record News desta quarta-feira (25), a nutróloga Andrea Pereira diz que a obesidade é uma “pandemia mundial” que vem crescendo muito no Brasil por conta do aumento do consumo de ultraprocessados, principalmente na classe socioeconômica mais baixa do país.


“O ultraprocessado geralmente é mais barato, porque ele não é nutritivo. Então ele consegue ser mais barato”. Além da questão econômica, Andrea explica que para manter alimentos frescos na dieta é preciso ter tempo para comprá-los e prepará-los: “A gente tem que tomar muito cuidado e organizar o nosso dia a dia [...] isso pode ser feito, por exemplo, no final de semana”, aconselha.

A nutróloga concorda que a obesidade é um prejuízo para a autoestima, mas ressalta que o mais grave são as comorbidades que a doença acarreta: “A pessoa que tem obesidade, ela tem mais hipertensão, ela tem mais diabetes, ela tem enxaqueca específica da obesidade, ela acaba tendo mais ansiedade, mais depressão, problemas no pulmão, problemas de fígado, aumento de colesterol. E outra coisa que tem chamado muito atenção é o câncer”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.