Estados Unidos são o país do mundo com o maior número de casos de varíola do macaco
ERNESTO BENAVIDES/AFP - 16.08.2022Os Estados Unidos registraram a primeira morte no país de uma pessoa com varíola do macaco (monkeypox), segundo informou nesta terça-feira (30) o Departamento de Saúde do Texas, estado onde ocorreu o óbito.
O falecido era um adulto e estava "severamente imunocomprometido", disse o comunicado, especificando que o caso está sendo investigado para determinar qual o papel da varíola do macaco em sua morte.
"A varíola do macaco é uma doença grave, especialmente para aqueles com sistema imunológico enfraquecido", declarou o representante do Departamento de Saúde do Texas, John Hellerstedt, no comunicado.
De acordo com os últimos dados dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), desta segunda-feira (29), os Estados Unidos acumulam o maior número de casos globais de varíola do macaco, com 18.101, de um total de cerca de 48.800.
Os dois estados mais afetados são Califórnia (3.291) e Nova York (3.197), enquanto o Texas registrou 1.604 casos até esta segunda-feira.
As autoridades de saúde dos EUA estavam "cautelosamente otimistas" na sexta-feira passada, porque, embora o número de infecções continue subindo, a taxa de aumento desacelerou, especialmente nos grupos mais afetados.
Cinco pontos que cientistas ainda desconhecem sobre a varíola do macaco