Saúde Texas registra primeira morte nos EUA por varíola do macaco

Texas registra primeira morte nos EUA por varíola do macaco

Autoridades sanitárias do estado dizem que paciente estava 'severamente imunocomprometido'

Agência EFE
Estados Unidos são o país do mundo com o maior número de casos de varíola do macaco

Estados Unidos são o país do mundo com o maior número de casos de varíola do macaco

ERNESTO BENAVIDES/AFP - 16.08.2022

Os Estados Unidos registraram a primeira morte no país de uma pessoa com varíola do macaco (monkeypox), segundo informou nesta terça-feira (30) o Departamento de Saúde do Texas, estado onde ocorreu o óbito.

O falecido era um adulto e estava "severamente imunocomprometido", disse o comunicado, especificando que o caso está sendo investigado para determinar qual o papel da varíola do macaco em sua morte.

"A varíola do macaco é uma doença grave, especialmente para aqueles com sistema imunológico enfraquecido", declarou o representante do Departamento de Saúde do Texas, John Hellerstedt, no comunicado.

De acordo com os últimos dados dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), desta segunda-feira (29), os Estados Unidos acumulam o maior número de casos globais de varíola do macaco, com 18.101, de um total de cerca de 48.800.

Os dois estados mais afetados são Califórnia (3.291) e Nova York (3.197), enquanto o Texas registrou 1.604 casos até esta segunda-feira.

As autoridades de saúde dos EUA estavam "cautelosamente otimistas" na sexta-feira passada, porque, embora o número de infecções continue subindo, a taxa de aumento desacelerou, especialmente nos grupos mais afetados.

Cinco pontos que cientistas ainda desconhecem sobre a varíola do macaco

Últimas