Três novos casos de ebola são confirmados no Congo
OMS contabiliza cinco casos nos últimos dez dias e casos podem ter relação com grande surto que aconteceu de 2018 até 2020
Saúde|Do R7
Três novos casos de ebola foram confirmados no leste da República Democrática do Congo, nesta segunda-feira, pela a OMS (Organização Mundial da Saúde). No total, são cindo pessoas infectadas nos últimos 10 dias,
Autoridades de saúde disseram que o surto mais recente do vírus parecia estar relacionado ao surto massivo de 2018 até 2020, que matou mais de 2.200 pessoas e infectou mais de 1.000 outras.
O aumento de casos após um grande surto de ebola podem ser causados por infecções latentes que permanecem no sêmen dos sobreviventes. Outro grupo de casos ligados à epidemia de 2018-20 surgiu em fevereiro e foi contido em maio, após seis mortes.
Os casos foram detectados no sábado no distrito sanitário de Butsili, perto da cidade de Beni onde ocorreu o último surto, informou a OMS em nota. Três pessoas dos cinco casos confirmados morreram.
O surgimento de vacinas foram um divisor de águas no sentido de conter os surtos recentes com mais rapidez. Na última semana, os médicos começaram a vacinar os contatos dos casos usando um imunizante fabricado pela Merck. É uma das duas vacinas contra o ebola disponíveis, a outra fabricada pela Johnson & Johnson.