Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

UBS em SP sofre com falta de tiras de teste de glicose para diabéticos

Paciente já recebia quantidade reduzida do item há pelo menos dois meses

Saúde|Do R7*

Tiras de testes para diabéticos estão em falta em UBS
Tiras de testes para diabéticos estão em falta em UBS Tiras de testes para diabéticos estão em falta em UBS

Há pelo menos dois meses, a dona de casa Elisangela da Silva Cardoso Paulino, de 42 anos, recebe menos unidades de tiras de testes para que a filha dela meça os índices de glicose e saiba a quantidade de insulina que ela precisa aplicar para manter as taxas de açúcar no sangue equilibradas. O material completo deveria ser fornecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

A filha de Elisangela, de 17 anos, tem diabetes do tipo 1 e precisa fazer, em média, oito testes por dia. Porém, a mãe explica que, ultimamente, a jovem teve que fazer uma espécie de racionamento para que as tiras não acabem antes da nova data de retirada.

— Nos últimos dois meses a gente recebeu só quatro caixas de tiras de teste. Como cada uma vem com 50, o que dá um total de 200 tiras por mês, mas minha filha precisa de uma média de 250. Por causa disso, eu estou falando para ela economizar nos testes e só fazer quando realmente estiver se sentindo muito mal.

Pesquisa de diabete avança e já livra paciente de insulina por mais de 10 anos

Publicidade

Na quinta-feira (28), que deveria ser a data da reposição do estoque da filha, a dona de casa disse que foi até a UBS (Unidade Básida de Saúde) Parque Anhanguera, no bairro Jardim Britânia, zona norte da capital paulista, onde a jovem tem todos os seus dados cadastrados e é o único lugar que ela pode retirar os insumos. Mas ao chegar na UBS, disseram que os itens estavam esgotados.

— Quando eu cheguei eu fui informada por uma enfermeira que as tiras de teste estavam em falta até no estoque. E isso me deixa muito preocupada porque logo que eu cheguei em casa eu contei quantas faltavam para acabar. Só tinham seis fitinhas. Isso não dá nem para um dia.

Publicidade

Casos de diabetes no Brasil cresce 61,8% em 10 anos, diz pesquisa

Esta não é a primeira vez que Elisangela se depara com esse tipo de problema na UBS Parque Anhanguera. Em março deste ano, vários outros itens ficaram em falta, como seringas e agulhas para aplicação de insulina, além das próprias tiras de testes.

Publicidade

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que já foi realizada nova compra de tiras reagentes e que o abastecimento da UBS Parque Anhanguera está previsto para esta sexta-feira (29). "Vale ressaltar que, em relação ao estoque geral do município, as tiras reagentes estão disponíveis para retirada dos pacientes em 76,7% das unidades da rede. Faltas pontuais podem ocorrer em decorrência de um eventual aumento da demanda, porém, a pasta trabalha para que o reabastecimento ocorra o mais brevemente possível. A paciente citada será avisada assim que o insumo estiver disponível e o caso dela será analisado pela direção da unidade".

*Caíque Alencar, do R7

Diabetes causa infarto? Veja os mitos e verdades da doença

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.