Vacina atualizada contra o HPV previne câncer de garganta, cabeça e pescoço
A nova versão está disponível apenas na rede privada, porém a quadrivalente é disponibilizada pelo SUS
Saúde|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Houve uma atualização na bula da vacina nonavalente contra o HPV que previne o câncer de orofaringe e outros tumores na cabeça e pescoço associados ao vírus. A nova versão só está disponível pela rede privada, mas o SUS (Sistema Único De Saúde) disponibiliza a vacina quadrivalente para o público de 9 a 14 anos. Ela protege contra quatro tipos de HPV.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (12), a infectologista Sarah Dominique fala que a adesão à vacinação no Brasil, mesmo antes da pandemia, tem caído bastante e isso é preocupante, segundo a especialista.

“Alguns pais questionam ‘por que uma idade tão jovem de vacinar quando o filho não tem uma vida sexual?’ e o objetivo é esse mesmo, é antever o início de uma vida sexual, que a gente espera que haja proteção da vacina, porque além do câncer, a vacina também protege contra verrugas”, explica.
Sarah diz que é uma vacina com alta eficácia e garante que o ganho a mais da versão disponível na rede privada é a proteção contra o câncer de garganta, ânus e genitálias, mas os tipos de HPV que podem causar verruga são evitados na vacina que o SUS oferece também.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














