Vacina contra febre amarela está esgotada em clínicas particulares de São Paulo
Na rede pública, imunização é oferecida para quem vai viajar para áreas de risco
Saúde|Ana Luísa Vieira Zucchi, do R7

A vacina contra febre amarela está em falta em pelo menos dez clínicas da rede particular na cidade de São Paulo. A reportagem do R7 entrou em contato nesta terça-feira (31) com mais de dez estabelecimentos da capital — algumas com unidades em diversos bairros — e, na maioria dos estabelecimentos, não há nem previsão de chegada para novos lotes do imunizante.
As únicas clínicas que informaram um prazo foram Clinivac, com unidades no Itaim e Tatuapé, e Centro de Imunização Santa Joana, com unidades na avenida Paulista e no Ibirapuera. Na Clinivac, as vacinas devem retornar até o fim do mês de fevereiro. No Centro de Imunização Santa Joana, em março.
Ministério da Saúde confirma 46 mortes por febre amarela no Brasil
Em média, o preço da vacina — que inclui a aplicação de uma dose e dura dez anos — varia de R$ 137 a R$ 220.
Vacina na rede pública só para viajantes
Na rede pública, é possível se vacinar nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pela cidade de São Paulo de forma gratuita. Porém, a imunização nesses locais é indicada somente para quem viaja para áreas de risco de transmissão da doença. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que, no município, não há registros de transmissão de febre amarela.
Para ser vacinado nos postos de saúde é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e cartão SUS — que pode ser feito na própria unidade no momento da imunização. Além disso, é preciso indicar a viagem para alguma das áreas de risco de transmissão da febre amarela — se o cidadão puder levar uma passagem ou comprovante de hospedagem, melhor.
Clique aquipara vera lista de UBS de referência para a vacinação contra febre amarela.
Posto do Rio exige comprovante de viagem para Minas para vacina contra febre amarela















