Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacina da dengue está na última etapa de testes, segundo Ministro

Previsão é que imunizante esteja disponível no SUS no próximo ano; vacina já está sendo testada em humanos e protege contra os quatro tipos da doença

Saúde|Do R7

Ministério antecipou este ano a campanha de combate ao Aedes aegypti
Ministério antecipou este ano a campanha de combate ao Aedes aegypti Ministério antecipou este ano a campanha de combate ao Aedes aegypti

A vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, está na última fase de testes, informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta terça-feira (17) por meio de nota.

Segundo o Ministério, a previsão é que essa etapa seja finalizada em 2020. A vacina, de dose única, protege contra os quatro sorotipos da dengue.

Leia também: Em um ano, incidência da dengue no país aumenta 600%

O país assiste a uma volta e explosão da dengue, com mais de 1 milhão de casos e 591 mortes este ano, de acordo com o último boletim da pasta, divulgado em 11 de setembro. Isso representa um aumento de quase 600% em relação ao ano passado.

Publicidade

Entre os Estados com maior número de ocorrências estão Minas Gerais e São Paulo. Os dois concentram mais de 60% do número de casos. Outros Estados afetados são Goiás, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul. 

“Estamos muito esperançosos com a vacina e esperamos que ela possa chegar no ano que vem. Até lá, vamos passar um verão muito duro, com muita dificuldade por conta da reintrodução do sorotipo 2 de dengue que tem encontrado, desde 2018, muitas pessoas suscetíveis à doença”, afirmou Mandetta. 

Publicidade

Saiba mais: Dengue pode gerar imunidade contra zika, sugere estudo

A vacina está na terceira fase de testes em humanos. Após esse etapa, o Butantan deve comprovar sua eficácia, apresentando dados de segurança e índices finais de proteção da vacina, segundo comunicado do Ministério.

Publicidade

Depois desse processo, será solicitado o registro da vacina na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que seja incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde).

As diferenças entre os sintomas entre dengue, zika, chikungunya, febre amarela e gripe:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.