'Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva', diz secretária de Vigilância em Saúde
Ethel Maciel destacou a importância de todos se imunizarem contra a Covid para evitar mutações do coronavírus
Saúde|Da Agência Brasil, com R7

"Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva". A afirmação é da nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.
"Se você comprar [a vacina] e todo o seu entorno não vacinar, o vírus pode fazer uma mutação e a sua vacina não servir para nada. Dinheiro jogado fora", escreveu em seu perfil no Twitter.
No post, a secretária lembrou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) trabalha para que todos os países tenham acesso à vacinação exatamente porque se alguém, em algum lugar do mundo, não for imunizado, o vírus pode sofrer uma mutação e todo o esforço dos demais países será perdido.
"Repetindo para que todos entendam: vacina é estratégia coletiva. Precisamos do maior número em todos os lugares vacinados. Imunidade coletiva", disse.
"Nossa briga deve ser pelo acesso universal às vacinas e não 'eu tenho dinheiro e posso pagar para me salvar'. Ninguém se salva sozinho se não salvar a todos. Essa é a lição do vírus. Ou entendemos ou afundamos juntos", complementou.
Ethel Maciel foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, como secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente na última segunda-feira (2). Pesquisadora, enfermeira e doutora em epidemiologia, Ethel é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo e preside a Rede Tuberculose, ONG de pesquisa que trata de ações de controle da tuberculose.
Após assumir a secretaria, Ethel reforçou nas redes sociais a capacidade que o Brasil já tem na área da saúde e deixou claro os objetivos à frente da pasta.
"O nosso SUS é a maior prova do quanto o Brasil pode fazer na área da saúde", relatou no Twitter.
"Seguirei dedicada à luta por um país cada vez mais justo e acolhedor a todos e todas. É momento de união e de reconstrução. Contamos com a colaboração de vocês", finalizou.
Conheça as 20 piores dores que o ser humano pode sentir
Algumas condições de saúde podem ser extremamente dolorosas. Embora as dores sejam uma percepção individual, há um consenso entre médicos de quais costumam ser mais intensas. O NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido fez uma lista com as piores ...
Algumas condições de saúde podem ser extremamente dolorosas. Embora as dores sejam uma percepção individual, há um consenso entre médicos de quais costumam ser mais intensas. O NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido fez uma lista com as piores dores causadas por determinadas doenças. Veja nas próximas imagens quais são elas (não estão em ordem de intensidade):





















