Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva', diz secretária de Vigilância em Saúde

Ethel Maciel destacou a importância de todos se imunizarem contra a Covid para evitar mutações do coronavírus

Saúde|Da Agência Brasil, com R7

Ethel Maciel é a nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente
Ethel Maciel é a nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente Ethel Maciel é a nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente

"Vacina não é remédio. Vacinação é estratégia coletiva". A afirmação é da nova secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

"Se você comprar [a vacina] e todo o seu entorno não vacinar, o vírus pode fazer uma mutação e a sua vacina não servir para nada. Dinheiro jogado fora", escreveu em seu perfil no Twitter.

No post, a secretária lembrou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) trabalha para que todos os países tenham acesso à vacinação exatamente porque se alguém, em algum lugar do mundo, não for imunizado, o vírus pode sofrer uma mutação e todo o esforço dos demais países será perdido.

"Repetindo para que todos entendam: vacina é estratégia coletiva. Precisamos do maior número em todos os lugares vacinados. Imunidade coletiva", disse.

Publicidade

"Nossa briga deve ser pelo acesso universal às vacinas e não 'eu tenho dinheiro e posso pagar para me salvar'. Ninguém se salva sozinho se não salvar a todos. Essa é a lição do vírus. Ou entendemos ou afundamos juntos", complementou.

Ethel Maciel foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, como secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente na última segunda-feira (2). Pesquisadora, enfermeira e doutora em epidemiologia, Ethel é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo e preside a Rede Tuberculose, ONG de pesquisa que trata de ações de controle da tuberculose.

Publicidade

Após assumir a secretaria, Ethel reforçou nas redes sociais a capacidade que o Brasil já tem na área da saúde e deixou claro os objetivos à frente da pasta.

"O nosso SUS é a maior prova do quanto o Brasil pode fazer na área da saúde", relatou no Twitter. 

Publicidade

"Seguirei dedicada à luta por um país cada vez mais justo e acolhedor a todos e todas. É momento de união e de reconstrução. Contamos com a colaboração de vocês", finalizou.

Conheça as 20 piores dores que o ser humano pode sentir

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.