Vai se vacinar contra febre amarela em SP? Veja endereços
Prefeitura quer imunizar 2,5 mi contra a doença
Saúde|Do R7
Após a morte de um macaco bugio no Horto Florestal, na cidade de São Paulo, vítima de febre amarela, a Prefeitura de São Paulo faz mutirão para vacinação contra a doença na região. Se você mora próximo ao local, se informe, antes de encarar as filas.
Qual a recomendação?
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, nesta primeira fase, a vacinação nos postos de saúde (abertos das 8h as 18h) é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade que residam a, no mínimo, 500m à frente da área de extensão dos parques do Horto e Cantareira (veja endereço abaixo). Na segunda fase, deve ser ampliado a um raio de 1000m, e a terceira fase somente será definida (após uma nova avaliação epidemiológica).
Wilson Pollara, secretário municipal da Saúde, disse que a expectativa é vacinar 500 mil pessoas na primeira fase de imunização, outros 500 mil na segunda e, mais 1,5 na terceira, totalizando 2,5 milhões na terceira fase.
— Teremos vacina suficiente para toda a população que precisa ser imunizada. Não há motivo para pânico.
A partir desta quarta-feira (25), a secretaria vai ampliar para 33 o número de UBS (Unidades Básicas de Saúde) abertas para a vacinação contra a febre amarela na zona norte. A expansão será feita gradualmente ao longo da semana e será somada iniciaram a imunização no último sábado (21).
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (23), foram vacinadas 12.818 em toda a região do entorno do Horto: 3.238 pessoas na AMA/UBS Jardim Peri; 3.915 na UBS Horto Florestal; 2.150 na UBS Mariquinha e 2.600 na UBS Vila Dionísia.
A extensão do horário de funcionamento das unidades também está em estudo e deverá acontecer de acordo com as necessidades de cada região, com divulgação específica à população local.
Vale ressaltar que, os demais postos da cidade seguem funcionando normalmente para quem precisa tomar vacina, porque vai viajar para países que exigem o imunizante, por exemplo.Acesse aqui a lista!
A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.
Macaco não transmite febre amarela
Maria Lígia Nerger, coordenadora do programa municipal de imunização da capital, disse que o caso do macaco encontrado morto no Horto é de febre amarela silvestre transmitida pelo mosquito Haemagogus e Sabethes, comum em regiões de mata.
— O macaco não transmite a doença para humanos, pelo contrário, é o indicativo de circulação de vírus no local, servindo como alerta para que se desenvolvam ações de prevenção.
Veja os endereços:
Horário: das 8h as 18h
UBS/AMA Jardim Peri - avenida Peri Rochetti, 914 - Jd. Peri
UBS Horto Florestal - rua Luis Carlos Gentile de Laet, 603, esquina com rua. do Horto, 603 - Horto Florestal
UBS Dona Mariquinha Sciascia - rua. Dr. José Vicente, 39 - Tremembé
UBS Vila Dionísia - rua Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísia
UBS Jardim Rosinha – rua Dalva de Oliveira, 82 - Morro Doce
UBS Morada do Sol - rua Assis Brasil, 31, esquina com Pça. Luiz Vaz de Camões - Sol Nascente
UBS Morro Doce - R. Alberto Calix, 55 - Jd. Canaã
UBS/AMA Parque Anhhanguera - R. Pierre Renoir, 100 - Via Anhanguera Km 24,5 - Jd. Britania