Especialista explica se lentes de contato causam mal hálito: Mito ou verdade?
A polêmica sobre o suposto mau hálito causado por lentes de contato dental continua repercutindo nas redes sociais. O assunto viralizou...
Vanity Brasil|Do R7

A polêmica sobre o suposto mau hálito causado por lentes de contato dental continua repercutindo nas redes sociais. O assunto viralizou após o influenciador e ex-BBB João Luiz Pedrosa comentar no X (antigo Twitter) sobre um odor característico, que ele descreveu como um “bafo curado”, percebido em alguns usuários do procedimento estético.
Para esclarecer as dúvidas e apontar as verdadeiras causas do problema, ouvimos o Dr. Leonardo Trinca, especialista em lentes de contato, facetas de resina estratificado e porcelanas, e também CEO da Trinca Odontologia Integrada. Segundo o especialista, a culpa muitas vezes não é do paciente ou do material, mas sim de como o procedimento foi realizado.
”Lentes de contato dental não devem causar mau hálito se estiverem clinicamente adequadas. O problema também pode ser por conta da técnica utilizada pelo dentista na instalação”, explica o Dr. Leonardo Trinca. Ele reforça que adaptações malfeitas podem criar espaços para acúmulo de resíduos impossíveis de limpar com o fio dental comum.
Diante disso, o CEO da Trinca Odontologia Integrada faz um alerta importante para quem deseja renovar o sorriso com segurança. “Sempre procure um profissional capacitado e com experiência comprovada. A técnica correta é o que garante a saúde gengival e evita odores desagradáveis”, pontua.
O Dr. Leonardo Trinca finaliza lembrando que, com um trabalho bem executado e a higiene diária em dia — incluindo escovação e fio dental —, o sorriso permanece saudável e livre de qualquer desconforto olfativo.
