Variante do coronavírus: 'Não há motivo para pânico'
Autoridade de agência de controle de doenças da China diz que mutação não vai afetar a resposta imune da vacina contra a covid
Saúde|Do R7
Não há sinais de que novas variantes do coronavírus afetarão a resposta imune da vacina que a China acabou de autorizar para uso público, disse uma autoridade de controle de doenças na sexta-feira (1º).
A vacina de uma afiliada da estatal Sinopharm foi aprovada na quinta-feira (31), um dia após a notícia do primeiro caso importado da variante britânica ter chegado à China.
"Não há necessidade de entrar em pânico", disse Xu Wenbo, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China (CDC), à TV estatal.
Leia também: Farmacêutico nos EUA é preso por tentar sabotar vacinas contra a covid-19
"Comparada com outras variantes, a nova mutação não tem uma mudança óbvia na capacidade de causar a doença até o momento", ele acrescentou.
Ele disse que não foi detectado nenhum impacto de variantes na resposta imune da vacina.
A variante que cientistas britânicos chamaram de "VUI – 202012/01" inclui uma mutação genética na proteína "spike" que teoricamente pode resultar em maior disseminação da covid-19.
Xu acrescentou que a mutação na proteína do vírus não afetaria a sensibilidade da maioria dos testes de covid-19 produzidos na China que visam os ácidos nucleicos do vírus, os quais carregam informação genética.