Coronavírus

Saúde Vitamina B12 é eficaz para atenuar efeitos graves da Covid-19, aponta estudo da Fiocruz

Vitamina B12 é eficaz para atenuar efeitos graves da Covid-19, aponta estudo da Fiocruz

A pesquisa, que ainda não passou pela revisão de pares, foi realizada com amostras de pessoas saudáveis e de pacientes hospitalizados com as formas graves e moderadas da doença

  • Saúde | Do R7

Breno Esaki/Agência Saúde

A vitamina B12 é capaz de regular processos inflamatórios que estão relacionados a casos graves de Covid-19, segundo um estudo realizado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Minas e divulgado nesta sexta-feira (19). A pesquisa ainda não passou pela revisão de pares.

Os pesquisadores compararam amostras de sangue de pacientes hospitalizados em estado grave ou moderado com amostras de pessoas saudáveis. Segundo as análises, os pacientes com Covid-19 apresentavam alteração de muitos genes, mesmo com tratamento que envolveu corticoides por cerca de 11 dias.

“Com a introdução da vitamina B12, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos indivíduos saudáveis, mostrando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação”, diz a nota.

A vitamina B12 é capaz de atenuar um quadro chamado de tempestade inflamatória, que ocorre quando o organismo apresenta uma resposta imune de forma exagerada.

“É importante destacar que, antes que a B12 possa ser usada com segurança para o tratamento dos pacientes com Covid-19, ainda é necessária a realização de um estudo clínico, ou seja, diretamente no organismo humano. Deve-se ressaltar também que não adianta tomar a vitamina por conta própria, como medida de prevenção, uma vez que nosso estudo só constatou a eficiência da B12 para a normalização de processos inflamatórios alterados pela doença”, destaca o pesquisador Roney Coimbra, coordenador do estudo.

Últimas