Você e o Doutor: Alimentação contribui para o combate ao câncer
Neste episódio do podcast, o médico Antonio Sproesser entrevista a nutricionista Luciana Grucci, do Inca
Saúde|Do R7
Quatro episódios do podcast Você e o Doutor estão sendo dedicados ao "Desafio de 21 dias por um futuro sem câncer". A iniciativa foi lançada no Dia Mundial de Combate ao Câncer, em 4 de fevereiro, pelo Instituto Oncoguia e pela UICC (União Internacional pelo Controle do Câncer). O objetivo é conscientizar sobre os fatores de risco evitáveis para o desenvolvimento de tumores malignos.
Neste episódio, o segundo da série, o médico Antonio Sproesser entrevista a nutricionista Luciana Grucci, da área técnica de alimentação, nutrição, atividade física e câncer do Inca (Instituto Nacional de Câncer).
Nesta conversa, ela explica a importância de colocar "cor no prato", dá opções de bebidas nutritivas e orienta como aumentar a ingestão de fibras. "A alimentação saudável fornece uma gama de nutrientes importantes e, além disso, previne o ganho de peso. Estudos mostram que o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de mais de 12 tipos de câncer", afirma.
O Oncoguia ressalta que nem todo tipo de câncer é ocasionado por hábitos e, portanto, nem todos os casos podem ser prevenidos. No entanto, a adoção de hábitos saudáveis podem ajudar a minimizar os riscos de desenvolvimento da doença, além de garantir que pessoas com diagnóstico de câncer possam ter mais qualidade de vida.