540 milhões de dados de usuários do Facebook foram vazados na internet
Bancos de dados descobertos pelo UpGuard continham informações sobre o comportamento dos usuários nas rede social e senhas
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Pesquisadores da empresa de segurança digital UpGuard divulgaram nesta quarta-feira (3) que encontrarm num banco de dados público o registro de 540 milhões de dados do Facebook.
Os dados que foram vazados pertenciam à empresa de mídia mexicana Cultura Coletiva. No total, foram encontrados mais de 146 GB de informações sobre comentários, likes, nomes e ID de usuários em texto corrido.
Um outro vazamento teria relação com o armazenamento de informações que pertenceriam ao aplicativo "At the Pool". Entre os dados que foram encontrados estavam 22 mil senhas de acesso ao app. Segundo o UpGuard, isso seria um risco para os usuários que costumam usar senhas repetidas na rede.
Os dois casos têm relação com o uso de servidores em nuvem da Amazon e permitiam o download dos arquivos livremente.
Segundo pesquisadores da UpGuard, as informações foram disponibilizadas pelo Facebook para desenvolvedores terceiros de aplicativos.
"O Facebook facilitou a coleta de dados sobre os indivíduos e sua transferência para terceiros, que se tornaram responsáveis por sua segurança. A área de superfície para proteger os dados dos usuários do Facebook é, portanto, vasta e heterogênea, e a responsabilidade de protegê-los está em milhões de desenvolvedores de aplicativos que construíram em sua plataforma".
O Facebook enviou ao R7 o seguinte posicionamento sobre o caso:
“As políticas do Facebook proíbem o armazenamento de informações em bancos de dados públicos. Uma vez alertados sobre o problema, trabalhamos com a Amazon para derrubar os bancos de dados. Temos o compromisso de continuar trabalhando com os desenvolvedores em nossa plataforma para proteger os dados das pessoas”