A Terra é plana ou redonda? O Google Maps já tem a resposta
Aplicativo recebeu uma atualização que mudou como o planeta é projetado na tela do computador e assim diminuiu as distorções de países e continentes
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
A última atualização do Google Maps mudou a forma como a Terra é projetado na tela do computador. Agora, o planeta é representado como uma esfera e não como um retângulo plano.
Leia também
A medida aparentemente simples tem um grande efeito. Isso porque é impossível reproduzir perfeitamente a superfície de uma esfera em um plano.
Em um mapa da Terra em uma tela ou em um papel, as regiões próximas da Linha do Equador são preservadas, porém as áreas próximas dos polos não.
Com a nova versão, há menos distorções no tamanho e na distância entre países e continentes.
A Groenlândia nos mapas
A Groenlândia é a maior ilha do mundo, com uma área de mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, e está localizada no hemisfério norte, próxima ao Polo Norte. Dependendo do mapa utilizado, fica evidente que ocorrem distorções no tamanho.
O Bing, buscador da Microsoft, utiliza uma projeção cilíndrica, que reproduz o globo em uma área plana de duas dimensões. Dessa forma, a Groenlândia fica ainda maior e fora de proporção.
No caso do Google Maps, que agora representa a Terra redonda e em três dimensões, a Groenlândia fica muito menor e mais próxima das dimensões reais.
Em um post no Twitter, o Google brincou com a mudança: “Com o Modo Globo 3D ativado na versão do Google Maps para desktop, a projeção da Groenlândia não fica mais do tamanho da África”.
Apesar da mudança para o Google Maps para computaror, o aplicativo para celular e tablet segue com a representação plana, em duas dimensões, da Terra.