Aeroporto em Londres terá robô manobrista ainda neste ano
Equipamento irá organizar o estacionamento para aumentar o número de vagas sem precisar ampliar o espaço destinado aos veículos
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
O aeroporto Gatwick, em Londres, pretende implantar um sistema de robôs manobristas para organizar o carro dos passageiros no estacionamento.
Leia também
O equipamento autônomo foi desenvolvido pela empresa Stanley Robotics e promete otimizar o espaço ocupado pelos veículos. Como não é necessário deixar espaço para embarque e desembarque, o número de vagas disponibilizadas aumenta sem precisar alterar o espaço já existente.
A administração do aeroporto acredita que a nova tecnologia conseguirá comportar até 270 carros no espaço destinado para 170 atualmente. Os testes iniciais devem durar três meses para então o novo serviço ser implantado até o final deste ano.
Como funciona?
O passageiro estaciona o carro em uma cabine e valida o acesso em um monitor pelo celular. Em seguida, um robô manobrista é acionado e o automóvel é suspenso por uma plataforma sobre roda para ser rebocado até a vaga.
O sistema terá acesso aos dados do cartão de embarque para decidir o melhor local para estacionar e também para facilitar a devolução. Assim que o passageiro retornar de viagem, o veículo será retirado da vaga e levado até uma das cabines do serviço para que seja feita a retirada.
De acordo com o site da fabricante do robô, o equipamento foi testado anteriormente em estacionamentos na França, no Aeroporto Charles De Gaulle e no Aeroporto de Lyon.
Leia também: Gigante do comércio virtual testa robôs para fazer entregas