Agência Espacial Europeia lança missão para estudar exoplanetas
Objetivo dos cientistas é estudar o raio e a densidade de centenas de planetas que estão fora do Sistema Solar
Tecnologia e Ciência|Da EFE
A missão europeia Cheops, que estudará os exoplanetas, decolou para o espaço nesta quarta-feira (18) em um lançador Soyuz-Fregat, projetado do Porto Espacial de Kuru, na Guinana Francesa.
Leia também
Leia também: Planeta e estrela recebem o nome de 'Guarani' e 'Tupi'
O foguete Soyuz iniciou viagem às 5h54 (local e de Brasília), em uma segunda tentativa, depois de cancelarem a operação por uma falha nos componentes na terça-feira (17).
Cheops é uma missão da Agência Espacial Europeia e tem como objetivo estudar o raio e a densidade de centenas de exoplanetas, que estão fora no nosso sistema solar.
A equipe é liderada por dois astrônomos suíços, entre eles o vencedor da última edição do Prêmio Nobel de Física, Didier Queloz, que junto com Michel Mayor recebeu a honraria por encontrar o primeiro planeta orbitando uma estrela similiar ao Sol, fora do sistema solar em que está incluída a Terra.
Veja mais: Rússia testará voos "supercurtos" à Estação Espacial Internacional
Desde que os dois pesquisadores identificaram o primeiro exoplaneta, a comunidade científica já catalogou mais de 4.100 novos astros do tipo. Cheops, então, irá analisar aqueles que já são conhecidos, se centrando em estrelas que abrigam planetas do tamanho entre o da Terra e o de Netuno.
Na Soyuz ainda partem duas outras missões, já que o foguete ainda colocará em órbita o primeiro satélite da constelação Cosmo-SkyMed, da agência especial da Itália, além de outros três pequenos satélites CubeSats.
Leia também:
Nasa abre as portas da Orion e revela 'quarto' dos astronautas