Ambientalistas recolhem 4,6 toneladas de lixo em Galápagos
Limpeza realizada tanto nas ilhas quanto no mar contou com o trabalho de voluntários, pescadores e guardas-florestais
Tecnologia e Ciência|Do R7, com EFE
O Ministério do Meio Ambiente do Equador, Marcelo Mata Guerrero, informou nesta quinta-feira (1°) a coleta de 2,1 toneladas de lixo no arquipélago de Galápagos em março. Em fevereiro, outras 2,5 toneladas foram coletadas do mar, totalizando 4,6 toneladas de resíduos retirados do arquipélago e da água apenas em 2021.
Guerrero explicou que durante uma semana, 18 pessoas, incluindo guardas-florestais, voluntários, pescadores, junto com membros da organização Conservation International, com o apoio da Fundação Coca-Cola do Equador, fizeram a limpeza das ilhas Genovesa, Pinta e Santiago, que são mais distantes.
Em um percurso de 22 quilômetros de costa, a equipe identificou 12 pontos onde o lixo fica acumulado ao ser levado pela corrente do mar. Após a limpeza, o material foi classificado e registrado.
Segundo comunicado do ministério, as informações levantadas com a iniciativa irá alimentar a base de dados do Programa de Limpeza Costeira e Gestão de Lixo Marinho da Direção do Parque Nacional de Galápagos do Ministério do Meio Ambiente e Águas.