Aplicativo de transporte recebe críticas após atualização
A nova versão do 99 não está sendo bem aceita pelos passageiros. Reclamações foram publicadas nas redes sociais e nas lojas de app
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7

Na última sexta-feira (26), a 99 lançou uma atualização do aplicativo com a promessa de ter aprimorado o serviço. Alguns usuários testaram a nova versão e publicaram críticas na internet.
Renata de Paula é cliente do aplicativo desde o lançamento. Ela usou o perfil no Facebook para alerta sobre a solicitação da 99 para ter acesso às mídias e à câmera de seu aparelho. Logo em seguida, outras pessoas fizeram suas queixas sobre o risco de ter a privacidade invadida.
"Eu tentei não autorizar o acesso nas configurações do aplicaitvo, mas não conseguir. Não ficou claro os motivos para esse tipo de pedido no momento do download", reclama Renata.
Outra questão de segurança levantada foi a possibilidade do motorista acessar o número de telefone do passageiro. Renata afirma que as mulheres ficaram inseguras com essa situação.
"Eu tenho amigas que já foram importunadas por mensagens e ligações após utilizar outros aplicativos".
Um serviço que era elogiado pelos passageiros era a possibilidade de escolher ser atendido por uma motorista mulher ou de pedir um veículo que aceite transportar animais de estimação. Agora não é mais possível fazer essa diferenciação.
Também foram feitas reclamações sobre a perda de dados que estavam salvos. Diego Maia costumava usar o aplicativo com frequência e perdeu o histórico de corridas e os destinos favoritos depois de fazer a atualização.
"Eu entendo que algumas atualizações precisam de tempo para serem aprimoradas, mas a funcionalidade ficou muito ruim. Eu prefiro aguardar e usar o serviço da concorrência", dise Diego.
A falta de clareza e a dificuldade em usar a nova versão fez clientes reclamarem na Google Play e na Apple Store. A empresa respondeu que os feedbacks dos usuários seriam compartilhados com o time de desenvolvedores.
Ao R7, a 99 esclareceu que o motivo solicitar o acessar às mídias e à câmera do smartphone do usuário. Segundo a empresa, essas permissões são necessárias para o app funcionar e garantir uma experiência mais segura e rápida para o passageiro, por exemplo, ao poder alterar sua foto de perfil e identificar problemas de funcionamento no app
Sobre os motoristas terem acesso ao telefone do passageiro, o aplicativo afirma que é possível ocultar essa informação dentro das "confirgurações". O número ajudaria a encontrar o local de encontro ou avisar sobre algum problema.
Quanto a perda de algumas funções, a 99 diz que a nova versão deverá ter os mesmos recursos da anterior até o final de março.















