Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Após deixar Google, criador do Orkut lança Hello: "Redes sociais não conectam as pessoas de verdade"

Novo aplicativo do programador turco tem foco na criação de amizades verdadeiras

Tecnologia e Ciência|Tiago Alcantara, do R7

  • Google News

O programador turco Orkut Buyukkokten ficou conhecido no mundo inteiro após o lançamento da rede social que levava seu nome, em 2004. O Orkut.com reuniu mais de 300 milhões de usuários. Em julho, mais de 12 anos após sua primeira criação ficar famosa, Orkut traz uma nova empreitada: a Hello.

Lançada no Brasil na última semana, a rede social Hello tem muita paixão envolvida. Não à toa, paixão é uma das palavras que o turco mais cita ao falar sobre o projeto. Segundo Orkut, falta paixão ao modelo atual mídias sociais: conversas fragmentadas, interações vazias e muito julgamento.


— As redes sociais atuais não conectam as pessoas da forma como eles se conectam na vida real. Paixões nos conectam com as pessoas ao nosso redor. Hello é um serviço construído sobre paixões.

Saiba como salvar os seus dados do Orkut usando o Google Takeout


Mate a saudade das comunidades mais estranhas do Orkut

Orkut deixou o Google em 2014, mesmo ano em que o serviço com seu nome foi desligado. Entretanto, sua startup conta com recursos de vários fundos de investimento do Vale do Silício, até mesmo do próprio Google. Em sua nova investida no modelo, o programador turco tem o desafio de mostrar que os conceitos aplicados em seu primeiro sucesso ainda são relevantes em um mundo dominado pelos smartphones.


Nos primeiros dias de funcionamento no País, a rede social tem sido criticada pelos usuários por conta de sua lentidão e na dificuldade de confirmar os cadastros. Orkut afirma que seu time "foi surpreendido" pela quantidade de brasileiros que demonstrou interesse no aplicativo. Confira os melhores trechos da entrevista com o CEO e fundador da Hello Network, Orkut Buyukkokten.

R7 - Quando o Orkut.com foi lançado ainda não se falava tanto de redes sociais. Como você enxerga essa evolução do conceito? Como a criação da Hello network é diferente de quando você criou o Orkut?


Orkut Buyukkokten - As redes sociais atuais não conectam as pessoas da forma como eles se conectam na vida real. Paixões nos conectam com as pessoas ao nosso redor. Hello é uma rede social construída sobre paixões. Ela conecta você com pessoas e conteúdos em torno das suas paixões. A coisa mais importante que você pode ter nesse mundo é amar a si mesmo, ser amado, expressar quem você é de verdade e compartilhar suas paixões genuínas. Eu queria uma rede social que fosse criada em cima de paixões, não curtidas.

R7 - Qual a influência do mobile na criação da Hello e quanto essa experiência norteou o conceito da rede social?

Buyukkokten - Hoje em dia tudo está em transição para o mobile: pesquisa, tv, compras, notícias e especialmente as mídias sociais. Nós criamos Hello como uma rede social com foco nos dispositivos móveis tendo em mente essa nova geração. O mobile tem sido nossa prioridade como resultado, entretanto, nós estamos planejando o lançamento de uma versão para a web.

"Novo Orktut", app Hello já está disponível no Brasil
"Novo Orktut", app Hello já está disponível no Brasil

R7 - Você já disse em entrevistas que as redes sociais não ajudam mais as pessoas a fazerem amizades. Como a Hello será diferente nesse aspecto?

Buyukkokten - Hello é uma rede social que ajuda as pessoas a construírem amizades por meio de paixões compartilhadas. Nós temos uma comunidade onde você pode conhecer pessoas interessantes, e onde você pode se sentir confortável mostrando quem você realmente é, seus interesses e sentimentos. Tudo é bem-vindo. O mundo fica mais bonito quando nós todos nos conectamos. Você pode fazer um gesto simples e amigável apenas dizendo “olá” e fazendo novos amigos.

R7 - Existe algum recurso do Orkut.com que você trouxe de volta na Hello ou mesmo ampliou para esse novo produto?

Buyukkokten - Há algumas coisas similares e a maior delas é a volta das comunidades que eram muito populares no Orkut.com. Em Hello, nós desenvolvemos toda a experiência em torno das comunidades. Nós chamamos de personas essas comunidades baseadas em paixões. Com as Personas você pode se conectar com outras pessoas e conteúdo sobre os temas que você ama.

R7 - Alguns relatos de brasileiros apontam problemas na hora de fazer o cadastro. O que está sendo feito para melhorar isso?

Buyukkokten - Desde o momento que o Hello foi lançado no Brasil, nós fomos surpreendidos pela quantidade de brasileiros que se cadastraram na rede social. Infelizmente, por conta da alta demanda, os servidores foram sobrecarregados. Nosso time de engenharia está trabalhando para reconfigurar e ajustar os sistemas para melhorar a experiência.

Você esperava uma demanda tão grande?

Buyukkokten -Nós estamos animados com o lançamento no Brasil e em termos vocês como parte na nossa comunidade; estamos engajados em proporcionar uma experiência extraordinária e agradeço pelo entusiasmo e paciente de todos. Obrigado a todos vocês e espero vê-los na Hello.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.