Apple Card: empresa lança cartão de crédito sem taxas ou anuidades
Parceria será feita com Goldman Sachs e Mastercard. Privacidade é um dos focos da empresa, que não recolherá dados de pagamento
Tecnologia e Ciência|Filipe Siqueira, do R7, com Reuters
A Apple lançou nesta segunda-feira (25) um cartão de crédito em parceria com o banco de investimentos Goldman Sachs, que será sincronizado com a carteira digital Apple Wallet e poderá ser usado para compra de produtos da companhia norte-americana.
Falando durante evento na sede da Apple na Califórnia, a vice-presidente da Apple Pay Jennifer Bailey afirmou que o cartão vai funcionar por meio do aplicativo de carteira digital da Apple e que os usuários terão descontos em produtos da empresa. O cartão tem a bandeira da Mastercard.
Este é o primeiro cartão de crédito oferecido pelo Goldman Sachs, mais conhecido por sua operação de banco de investimento.
A Apple apresenta a iniciativa como uma forma de facilitar compras, diminuir taxas e acabar com a burocracia.
Além de compras pelo smartphone, existirá também um cartão físico, feito de titânio. Mas ele não possuirá dados comuns de cartões de crédito, como número, código de segurança ou data de validade. Todas essas informações serão armazenadas de forma simplicada na Apple Wallet.
Ao invés de complexos sistemas de pontos, a empresa promete dar recompensas baseadas no chamado "Dinheiro Diário", uma quantia depositada como recompensa diretamente no cartão. A empresa afirma que até 3% do dinheiro de compras voltará para os clientes.
Assim como outros produtos da empresa, a privacidade é um dos focos. "A Apple não sabe o que você comprou, onde você comprou e quanto você pagou por isso", afirmou Bailey. Além disso, a empresa afirma que a "Goldman Sachs nunca venderá seus dados a terceiros para marketing e publicidade".
O lançamento do Apple Card está previsto para o verão do hemisfério norte (inverno aqui no sul).