Apple Watch chama ambulância e salva vida de idoso após tombo
Sensores do dispositivo identificaram que usuário estava desmaiado após sofrer uma queda dentro de casa e pediu ajuda
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Os smartwatches podem conter informações importantes sobre o estado de saúde e os hábitos de seu usuário. Além de mostrar as horas, a pequena tela presa ao pulso pode ajudar a monitorar o coração e até pedir ajudar se um acidente grave acontecer.
Leia também
Toralv Østvang, um norueguês de 67 anos, contou com a ajuda de um Apple Watch series 4 após sofrer uma queda dentro de casa. O dispositivo foi projetado para identificar tombos e pedir ajuda na ausência de movimentos.
O idoso estava sozinho em casa e o socorro só foi acionado por causa do uso do relógio. Quando a ambulância chegou, Østvang estava inconsciente e sagrando no chão do banheiro. Ele havia batido o rosto, fraturado o osso da face e cortado o supercílio.
O detector de queda foi uma das novidades apresentadas pela Apple para o Apple Watch Series 4 no ano passado. O dispositivo sabe quando uma pessoa caiu ao associar informações geradas pelo acelerômetro e pelo giroscópio.
Os engenheiros da empresa realizaram testes com 2.500 pessoas durante 250.000 dias para encontrar um padrão de comportamento durante e após um tombo.
Se o usuário sofrer uma queda e não responder por um minuto, o aparelho entende que algo grave aconteceu e entra em contato com um número de emergência.
Veja também: Achou o iPhone Xs caro? Conheça as capas que chegam a US$ 3 milhões