Arábia Saudita anuncia projeto de cidade de carbono zero
A denominada 'The Line' será construída em uma linha reta, e terá 170 km de extensão
Tecnologia e Ciência|João Melo, Do R7*
No último domingo (10), a Arábia Saudita anunciou o projeto de construção de uma cidade carbono zero, que será construída em uma linha reta com mais de 170 quilômetros de comprimento.
Denominada “The Line'' ("A Linha"), a cidade não terá carros, ruas e nem emissões de carbono, de acordo com o príncipe saudita Mohammed bin Salman. Recebendo habitantes de todo o mundo, a região poderá abrigar até um milhão de pessoas.
Segundo bin Salan, mesmo a cidade tendo 170 km de extensão em uma linha reta, será possível atravessá-la em apenas 20 minutos. O príncipe também afirmou que qualquer local em "The Line" estará a apenas 5 minutos da casa dos habitantes. Isso porque todo o transporte da cidade será feito pelo “The Spine”, serviço de alta tecnologia que vai conectar os diferentes módulos presentes na região.
"The Line" será o primeiro empreendimento da NEON, uma zona de negócios com valor aproximado de meio trilhão de dólares que se baseia em energia limpa, e que busca diversificar a economia saudita, que é baseada na exportação do petróleo da região.
A construção da cidade está programada para começar ainda neste ano, empregando mais de 38 mil trabalhadores nas obras. A expectativa dos sauditas é de que, após finalizadas as obras, The Line contribua com US$ 48 bilhões (cerca de R$ 255 bilhões) para a economia da Arábia Saudita.
Veja o vídeo de lançamento da cidade saudita de carbono zero
*Estagiário do R7 sob supervisão de Fabio Fleury