As estrelas têm som? Imagens do espaço captadas pelo telescópio Hubble viram música
Nasa explica como cientistas atribuíram tom e volume ao elementos presentes no aglomerado estelar Caldwell 73
Tecnologia e Ciência|Maria Cunha*, do R7
A Nasa divulgou, nesta terça-feira (21), Dia Mundial da Música, um vídeo de uma composição feita a partir de um aglomerado estelar. As imagens são do telescópio Hubble, responsável por fazer diversos registros do espaço, e publicadas no Instagram da agência espacial americana.
O processo para criar a música não foi simples. Para identificar qual é o som de estrelas, planetas e meteoros que vagam pelo espaço foi necessário que os cientistas atribuíssem tom e volume aos elementos que aparecem na imagem.
Os profissionais escolheram o aglomerado estelar Caldwell 73 para fazer a sonificação. De acordo com a explicação da Nasa, a foto foi mapeada e os elementos que estão mais distantes do centro têm um tom mais alto. Dessa forma, o som é gerado.
Assim, a imagem inteira foi convertida em som parecido com um coro. Enquanto as estrelas laranjas e vermelhas são representadas por uma marimba, instrumento composto por barras de madeira que produzem som ao serem tocadas, e as estrelas azuis são representadas por um glockenspiel, que tem uma estrutura formada por lâminas de metal. Ambos os instrumentos são semelhantes a um xilofone.
Segundo a Nasa, nenhum som pode viajar no espaço, mas as sonificações fornecem uma nova maneira de experimentar e conceituar dados.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques