Tecnologia e Ciência Assistente de voz enviou conversas de um desconhecido para usuário

Assistente de voz enviou conversas de um desconhecido para usuário

Alexa compartilhou link de acesso para 1.700 arquivos de áudio após comando de voz; Amazon diz que caso foi uma falha humana

Amazon

Equipamento apresentou uma falha que compartilhou conversas de um usuário

Equipamento apresentou uma falha que compartilhou conversas de um usuário

Elijah Nouvelage/Reuters - 08.05.2018

Um usuário da Alexa, assistente de voz da Amazon, na Alemanha teve acesso a mais de mil gravações de outro usuário por causa de "um erro humano" da empresa.

O cliente pediu para ouvir as gravações de suas próprias atividades feitas pela Alexa, mas ele também conseguiu acessar 1.700 arquivos de áudio de um estranho quando a Amazon lhe enviou um link, informou a publicação alemã c't.

"Este caso infeliz foi resultado de um erro humano e de um único caso isolado", disse um porta-voz da Amazon nesta quinta-feira (20).

Inicialmente o cliente não obteve resposta quando contou à Amazon sobre o acesso a gravações de outro usuário, segundo a revista. Os arquivos foram excluídos do link fornecido pela Amazon, mas o cliente já havia baixado os mesmos para o seu computador, disse a c't.

"Resolvemos o problema com os dois clientes envolvidos e tomamos medidas para otimizar ainda mais nossos processos. Como medida de precaução, contatamos as autoridades competentes", acrescentou o porta-voz da Amazon.

Nas gravações, um homem e uma companheira podiam ser ouvidos em sua casa e a revista foi capaz de identificá-lo e contatá-lo através das informações gravadas, de acordo com a reportagem.

Leia também: Engenheiro da Nasa cria bomba de glitter contra ladrões de encomenda