Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Asteroide 'potencialmente perigoso' passará próximo à Terra nesta segunda-feira (12)

Segundo cálculos, o asteroide tem entre 369 e 824 metros de diâmetro e viaja a uma velocidade de 21.472 km/s

Tecnologia e Ciência|Do R7

Asteroide 1994 XD vai passar a uma distância de mais de 3 milhões de km da Terra
Asteroide 1994 XD vai passar a uma distância de mais de 3 milhões de km da Terra

Um asteroide considerado "potencialmente perigoso" passará perto da Terra nesta segunda-feira (12), segundo informações do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Cneos, na sigla em inglês), da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.

De acordo com o site Space Reference, que cataloga os objetos no espaço, o asteroide, batizado de 1994 XD (488453), deverá passar a 3,16 milhões de quilômetros do nosso planeta (ou oito vezes a distância entre a Terra e a Lua), o que significa que não trará riscos de colisão com a Terra.

Porém, mesmo sendo uma distância considerável, o nível de proximidade em escala espacial está dentro do limite para a Nasa defini-lo como "um asteroide próximo da Terra (NEA, na sigla em ingês) e, portanto, "um asteroide potencialmente perigoso" (PHA, na sigla em inglês) também.

O tamanho do 1994 XD é incerto. Mas, com base no brilho, os cálculos sugerem que o asteroide tenha entre 369 e 824 metros de diâmetro. E, pelas informações da Nasa, o corpo espacial viaja a 21.472 km/s.


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Os asteroides são considerados remanescentes rochosos da formação do Sistema Solar. Suas órbitas são monitoradas por questões de segurança, já que o choque com um planeta, a depender do tamanho da rocha, pode causar um alto nível de destruição.

A órbita do 1994 XD foi determinada por observações que datam de 1º de dezembro de 1994. Ainda de acordo com o Space Reference, o asteroide voltará a passar perto da Terra em 13 de junho de 2041, a uma distância de 2,29 milhões de quilômetros.

Saiba as diferenças entre cometas, asteroides, meteoros e meteoritos

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.