Astronautas ‘perdidos no espaço’ passam festas de fim de ano na Estação Espacial Internacional
Retorno à Terra foi adiado para o final de março; viagem que deveria durar oito dias pode ultrapassar os nove meses
Tecnologia e Ciência|Do R7
O retorno dos astronautas americanos Suni Williams, 58 anos, e Butch Wilmore, 62 anos, à Terra foi adiado até pelo menos o final de março, informou a Nasa, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos.
Com isso, a estadia dos profissionais na Estação Espacial Internacional, que deveria durar oito dias, pode completar mais de nove meses.
A dupla viajou em junho para uma missão teste, mas seu retorno foi adiado após a cápsula Boeing Starliner, na qual chegaram, ter sido considerada inadequada para a trajetória de volta.
A Nasa informou que Susi e Wilmore, além do astronauta Nick Hague e do russo Aleksandr Gorbunov, retornariam ao planeta depois que a missão Crew-10, que conta com mais quatro integrantes, fosse concluída.
“Ao todo, somos sete pessoas aqui e vamos celebrar juntos. O mais legal é que nos preparamos para nos divertir bastante nos próximos dias”, disse Suni.
A agência não especificou uma data para a viagem de volta. Hague e Gorbunov embarcaram para a Estação Espacial Internacional em setembro, mais de três meses depois de Susi e Wilmore.
Inicialmente, a missão Crew-10 estava programada para ser lançada em fevereiro deste ano, mas teve de ser postergada para dar às equipes tempo de concluir o processamento de uma nova espaçonave, chamada Dragon, integrada ao projeto.