Astronomia

Tecnologia e Ciência Astrônomos descobrem 12 novas luas ao redor de Júpiter

Astrônomos descobrem 12 novas luas ao redor de Júpiter

Cientistas do Carnegie Institution for Science confirmaram que o maior planeta do Sistema Solar tem um total de 79 luas em sua órbita 

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e também o que tem mais luas

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e também o que tem mais luas

Reprodução/Carnegie Institution for Science

Astrônomos do Carnegie Institution for Science, nos EUA, chefiados por Scott S. Sheppard, divulgaram nesta terça-feira (17) que descobriram 12 novas luas na órbita de Júpiter.

Com a confirmação, o número total de luas ao redor do maior planeta do Sistema Solar subiu de 67 para 79, o maior número entre todos os planetas do Sistema Solar.

Com as 12 novas luas, são no total 79 na órbita de Júpiter

Com as 12 novas luas, são no total 79 na órbita de Júpiter

Carnegie Institution for Science

Das 12 descobertas, 9 orbitam Júpiter no sentido contrário ao movimento de rotação do planeta, são as chamadas luas retrógradas.

Cruzando o caminho desse grupo no outro sentido, está a lua que recebeu o nome de Vale Tudo. 

Outras duas luas foram localizadas bem próximas do planeta com a mesma distância orbital e ângulo de inclinação. Os astrônomos acreditam que as características semelhantes indicam que ambas são fragmentos de uma antiga lua maior.

A descoberta foi feita em março do ano passado, quando os cientistas tentavam observar o chamado Planeta X, em uma área do espaço além de Plutão, o corpo celeste mais distante do Sol.

Foi necessário aguardar mais de um ano antes do anúncio para confirmar a descoberta a partir da trajetória das luas ao redor de Júpiter.

Leia também:

Nasa divulga imagens surpreendentes do espaço. Vem ver!

Últimas