Astrônomos descobrem 12 novas luas ao redor de Júpiter
Cientistas do Carnegie Institution for Science confirmaram que o maior planeta do Sistema Solar tem um total de 79 luas em sua órbita
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Astrônomos do Carnegie Institution for Science, nos EUA, chefiados por Scott S. Sheppard, divulgaram nesta terça-feira (17) que descobriram 12 novas luas na órbita de Júpiter.
Com a confirmação, o número total de luas ao redor do maior planeta do Sistema Solar subiu de 67 para 79, o maior número entre todos os planetas do Sistema Solar.
Das 12 descobertas, 9 orbitam Júpiter no sentido contrário ao movimento de rotação do planeta, são as chamadas luas retrógradas.
Cruzando o caminho desse grupo no outro sentido, está a lua que recebeu o nome de Vale Tudo.
Outras duas luas foram localizadas bem próximas do planeta com a mesma distância orbital e ângulo de inclinação. Os astrônomos acreditam que as características semelhantes indicam que ambas são fragmentos de uma antiga lua maior.
A descoberta foi feita em março do ano passado, quando os cientistas tentavam observar o chamado Planeta X, em uma área do espaço além de Plutão, o corpo celeste mais distante do Sol.
Foi necessário aguardar mais de um ano antes do anúncio para confirmar a descoberta a partir da trajetória das luas ao redor de Júpiter.
Leia também:
Nasa divulga imagens surpreendentes do espaço. Vem ver!