Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Astrônomos identificam o segundo objeto interestelar no Sistema Solar

Imagem do objeto foi observada entre os dias 9 e 10 de agosto e revela uma cauda que indica uma possível eliminação de gases 

Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*

Segundo objeto fora do Sistema Solar foi identificado por observatório espacial no Havaí
Segundo objeto fora do Sistema Solar foi identificado por observatório espacial no Havaí

O objeto espacial C/2019 Q4 (Borisov) foi descoberto entre os dias 9 e 10 de setembro pelo o Telescópio Norte Gemini. Esse é o segundo cometa fora do Sistema solar identificado pelos cientistas da NASA.

"Essa imagem foi possível devido à capacidade de Gemini de ajustar rapidamente as observações e estudar objetos como este, que têm janelas de visibilidade muito curtas”, disse o cientista Andrew Stephens ao site do Gemini Observatory.

Cometa foi observado pelo astrônomo russo Gennady Borisov, na Crimeia, em 30 de agosto de 2019
Cometa foi observado pelo astrônomo russo Gennady Borisov, na Crimeia, em 30 de agosto de 2019

O C/2019 Q4 está próximo do Sol, o que torna difícil de explorar devido ao excesso de luz. Os cientistas acreditam que a observação do cometa será melhor nos próximos meses. Por enquanto, a imagem do objeto revela uma cauda que indica uma possível eliminação de gases.

As observações foram obtidas como parte de um programa liderado por Piotr Guzik e Michal Drahus na Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, na Polônia.


O primeiro

O ‘Oumuamua foi o primeiro objeto interestelar fora do Sistema Solar visto pelos astrônomos. A observação ocorreu em outubro de 2018 por astrônomos do Pan-Starrs, projeto da Universidade do Havaí, quando estavam em busca de objetos que poderiam estar em rota de colisão com a Terra.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.