Astrônomos identificam o segundo objeto interestelar no Sistema Solar
Imagem do objeto foi observada entre os dias 9 e 10 de agosto e revela uma cauda que indica uma possível eliminação de gases
Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*
O objeto espacial C/2019 Q4 (Borisov) foi descoberto entre os dias 9 e 10 de setembro pelo o Telescópio Norte Gemini. Esse é o segundo cometa fora do Sistema solar identificado pelos cientistas da NASA.
"Essa imagem foi possível devido à capacidade de Gemini de ajustar rapidamente as observações e estudar objetos como este, que têm janelas de visibilidade muito curtas”, disse o cientista Andrew Stephens ao site do Gemini Observatory.
O C/2019 Q4 está próximo do Sol, o que torna difícil de explorar devido ao excesso de luz. Os cientistas acreditam que a observação do cometa será melhor nos próximos meses. Por enquanto, a imagem do objeto revela uma cauda que indica uma possível eliminação de gases.
As observações foram obtidas como parte de um programa liderado por Piotr Guzik e Michal Drahus na Universidade Jagiellonian, em Cracóvia, na Polônia.
O primeiro
O ‘Oumuamua foi o primeiro objeto interestelar fora do Sistema Solar visto pelos astrônomos. A observação ocorreu em outubro de 2018 por astrônomos do Pan-Starrs, projeto da Universidade do Havaí, quando estavam em busca de objetos que poderiam estar em rota de colisão com a Terra.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques