Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Big techs funcionam no Brasil? Especialista explica três tipos de regulações

Não focar nos riscos e altos investimentos são dois pontos a serem desenvolvidos em relação à IA no território nacional

Tecnologia e Ciência|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A regulamentação das Big Techs no Brasil é um tema debatido, com foco na defesa da soberania nacional.
  • É necessário investimento para trazer a infraestrutura de inteligência artificial para o território brasileiro.
  • O professor aponta a importância de desenvolver modelos de IA que atendam às especificidades do Brasil.
  • As três formas de regulamentação incluem as empresas, o mercado de atuação e os serviços de inteligência artificial.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em entrevista ao Conexão Record News, o professor de direito especializado em tecnologia João Victor Archegas explicou, nesta quinta (19), que a defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a regulamentação das big techs durante seu discurso na Índia se referia, na verdade, a qual posição o Brasil e os países do sul global deveriam ter dentro da dinâmica de corrida tecnológica, manutenção e defesa da soberania dos países.

“O governo tem tentado trazer para dentro do território nacional a infraestrutura que é usada para treinar esses modelos de inteligência artificial, mas para isso a gente precisa de muito investimento”, expressou o docente.


Segundo o especialista, é importante que as grandes empresas de tecnologia venham para o Brasil com o foco em desenvolver “modelos” utilizados por brasileiros que conversem com a realidade do país para que haja dissolução dos problemas da nação, mas enfatizou que para o funcionamento ser efetivado com sucesso os usuários não podem salientar apenas as consequências do uso.

Leia mais

“Daí vem a importância de você não focar apenas nos riscos gerados pela inteligência artificial. Toda tecnologia traz riscos e é impossível implementar tecnologia sem que esses riscos ou alguns deles se concretizem”, argumentou o especialista.


O professor ressaltou também que existe três tipos de regulações que enfatizam a sensação de segurança para os usuários deste de tecnologia: “O primeiro tipo é justamente a regulação dessas empresas [...] Uma segunda forma seria uma regulação do mercado onde essas empresas operam, e a terceira e última forma seria a regulação dos serviços de inteligência artificial, dos usos que a gente pode fazer”, disse.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.