Bilionário japonês posta na internet o dia a dia de um turista espacial
Yusaku Maezawa fez registros para mostrar como é a vida na Estação Espacial Internacional, a 408km de altitude
Tecnologia e Ciência|Fábio Fleury, do R7
O empresário japonês Yusaku Maezawa se tornou conhecido em 2018 após comprar a primeira passagem para o voo ao redor da Lua que a SpaceX irá realizar em 2023. Neste momento, ele está na Estação Espacial Internacional (ISS), onde ficará em órbita até a próxima segunda-feira (20), gravando e postando vídeos para seu canal no YouTube.
Nas imagens, Maezawa mostra com muito bom humor e alguma emoção o dia a dia na estação, que fica orbitando a Terra na termosfera, a 408km de altitude. O bilionário mostra como é flutuar pelas instalações e também registra muitas atividades cotidianas.
No primeiro vídeo, o turista espacial fala sobre como se sente ao flutuar e sobre coisas que ele nem imaginava que teria de fazer, como se prender às paredes e o esforço necessário para se manter em uma posição.
"Não sei para que lado estou virado, onde vou bater. Você não consegue lutar contra a gravidade zero. Me sinto livre, mas ao mesmo tempo agradeço pela gravidade, sentir o peso das coisas. É algo que eu só percebi agora", diz ele ao cinegrafista que o acompanha na viagem, Yozo Hirano. Em seguida, reflete sobre o papel da gravidade na evolução da vida na Terra.
Ao longo dos dias que permanece no espaço, Maezawa tem mostrando um pouco dos seus gostos e suas preferências. Depois de postar vídeos mostrando como é o banheiro da Estação Espacial e como faz para escovar os dentes, o turista espacial fez novas demonstrações.
Em um dos vídeos, mostrou o traje de voo que usa na missão e explicou todos os símbolos e homenagens que quis fazer na diversas divisas que vêm presas no tecido do macacão: a bandeira do Japão, o patch da missão, as empresas que fundou e um de seus primeiros clientes, entre outros.
Outro ponto curioso são os diversos pedaços de velcro espalhados pelo traje de voo, que são usados para fixar objetos que os ocupantes da ISS estejam usando, como tablets. O japonês mostra que os velcros das roupas e das paredes servem para evitar que os objetos flutuem livremente pelos corredores, o que pode causar acidentes.
As roupas que estão no espaço também são o tema de outro vídeo, no qual Maezawa mostra, em sua 'mala de viagem', as diversas camisas e blusões que levou para a estação. Segundo ele, todas as peças são minuciosamente checadas pela agência espacial russa Roscosmos, responsável pela missão, para evitar que fibras inflamáveis causem risco à segurança.
Algumas das camisetas, ele mostra, têm manchas de líquido e comida. E isso tem uma explicação bem plausível. "Não é que eu derrube, mas essas coisas flutuam e batem em mim", justifica o turista espacial.
O empresário também divide um outro aspecto menos agradável da missão. Para os 12 dias que permanecerão no espaço, foi permitido levar apenas 4 kits de cuecas e meias limpas. "Sim, eu tenho que usar pelo menos três dias e talvez segurar mais um pouco", diz ele.
Em outro momento, ele mostra como os astronautas fazem para tirar fotos da superfície terrestre. Ele vai ao chamado módulo científico, construído pela Rússia e que conta com várias janelas de observação, e usa uma câmera com teleobjetiva.
O japonês também explica o software que mostra a localização exata da ISS na órbita da Terra, a alta velocidade com que viaja na termosfera — mais de 27 mil km/h — e tenta tirar uma foto de Nova York vista do espaço, sem sucesso.
Sempre bem-humorado, o bilionário se emociona em um outro vídeo, no qual fala sobre um mangá muito importante em sua vida, chamado "Space Brothers". Ele fala sobre o livro específico que pôde levar, no qual um dos protagonistas, tal como ele, faz uma viagem à ISS. E vai às lágrimas ao descrever uma cena emocionante em que um dos personagens tem uma doença grave.
Turismo espacial: japonês mostra os desafios da vida em órbita