Brasil precisa de regras mais claras para atrair investimentos em tecnologia, diz especialista
Suspensão de tributos a data centers termina na quarta (25); segundo Arthur Igreja, acesso a energia renovável oferece vantagem ao país
Tecnologia e Ciência|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A medida provisória que suspende tributos federais cobrados sobre o faturamento e a importação de equipamentos de data centers termina nesta quarta-feira (25). Para que os incentivos do Redata (Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center) continuem em vigor, o Congresso Nacional precisa transformar o benefício em lei.
Em entrevista ao Conexão Record News, o especialista em tecnologia e inovação Arthur Igreja explica como o amplo acesso a energias renováveis oferece uma vantagem competitiva interessante ao Brasil nesse mercado. “Agora os países estão brigando justamente para atrair esses investimentos.”

O regime especial de tributação visa transformar o país em um polo digital, menos dependente de recursos estrangeiros. “Caso nós não tenhamos essa infraestrutura local, nós vamos usá-la da mesmíssima forma, só que contratando serviço em outros lugares do mundo”, diz.
Igreja defende que investimentos são essenciais para garantir a soberania no armazenamento de dados, e fala em compromissos ambientais e de capacitação atrelados aos incentivos. A isenção de impostos é válida por cinco anos, mas pode ser suspensa caso as empresas não cumpram com as contrapartidas.
Segundo ele, a corrida vai acontecer com ou sem o Brasil, que ocupa a 11º posição em quantidade de data centers no ranking global. “O mundo não está nos esperando, não está esperando essa medida para avançar no mercado”, ressalta, ao pontuar que, no Brasil, é preciso mais firmeza e clareza de regras num horizonte de tempo que traga tranquilidade para quem investe.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!













