Tecnologia e Ciência Cápsula da SpaceX terá uma janela extra para visão do espaço

Cápsula da SpaceX terá uma janela extra para visão do espaço

Empresa de Elon Musk instalou uma cúpula de vidro à Crew Dragon já pensando na missão que levará civis à órbita da Terra

Estrutura só comporta uma pessoa por vez

Estrutura só comporta uma pessoa por vez

Reprodução: Twiter

A SpaceX, empresa aeroespacialdo bilionário Elon Musk, instalou uma cúpula na cápsula Crew Dragon, com o objetivo de proporcionar aos ocupantes uma visão panorâmica do espaço. A estrutura só comporta uma pessoa por vez, o que obrigará a tripulação a fazer um revezamento.

O projeto faz parte da primeira missão turística da história, nomeada Inspiration4, que será lançada em 15 de setembro deste ano. Em uma experiência inédita, quatro civis voarão a bordo do foguete Crew Dragon Relience e permanerão por três dias na órbita mais baixa da Terra, a uma altitude de 540km.

Os escolhidos para participar da experiência foram Christopher Sembroski, ex-integrante da força Aérea de Everett; Hayley Arxenaux, médica assistente do St. Jude; Jared Isaacman, chefe da empresa de pagamentos Shift4 Payments; e Sian Proctor, professora da faculdade comunitária em Tempe, Arizona, nos EUA.

A missão é voltada para a caridade e visa, sobretudo, arrecadar fundos para o St. Jude Children’s Research Hospital, no Tennesee, nos Estados Unidos. Isaacman, que atuará como comandante da espaçonave, não informou quanto está investindo nesta missão, mas já doou um valor de US$ 100 milhões (R$ 566.511.254) para o hospital, que é especializado em tratamentos de câncer. Além da tripulação, outros 72 mil inscritos para a seleção da missão também contribuíram financeiramente para a causa.

A Nasa, a agência espacial norte-americana, que certificou o Crew Dragon para voos de astronautas no ano passado, afirmou ao portal The Verge que não planeja usar a versão cúpula do Crew Dragon para missões de astronautas da agência espacial e que a instalação da janela não requer aprovação de segurança da empresa.

"A Nasa atualmente não tem planos de voar em uma versão modificada do Crew Dragon", disse o porta-voz da agência, Josh Finch. "Como um lançamento totalmente comercial, não precisamos aprovar o projeto da SpaceX para as missões privadas da empresa. Continuaremos a manter uma visão dos sistemas da SpaceX por meio de nosso trabalho normal, incluindo o compartilhamento de dados de voo da SpaceX de missões não pertencentes à nós."

Durante uma coletiva de imprensa realizada a terça-feira (30), o diretor da missão, Benji Reed, afirmou, por sua vez, que a SpaceX fez "todo o trabalho de engenharia, continua a passar por todas as análises, testes e qualificação para garantir que tudo esteja seguro e não impede qualquer uso desta espaçonave para outras missões."

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas