Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cápsula da SpaceX terá uma janela extra para visão do espaço

Empresa de Elon Musk instalou uma cúpula de vidro à Crew Dragon já pensando na missão que levará civis à órbita da Terra

Tecnologia e Ciência|Sofia Pilagallo, do R7*

Estrutura só comporta uma pessoa por vez
Estrutura só comporta uma pessoa por vez Estrutura só comporta uma pessoa por vez

A SpaceX, empresa aeroespacialdo bilionário Elon Musk, instalou uma cúpula na cápsula Crew Dragon, com o objetivo de proporcionar aos ocupantes uma visão panorâmica do espaço. A estrutura só comporta uma pessoa por vez, o que obrigará a tripulação a fazer um revezamento.

O projeto faz parte da primeira missão turística da história, nomeada Inspiration4, que será lançada em 15 de setembro deste ano. Em uma experiência inédita, quatro civis voarão a bordo do foguete Crew Dragon Relience e permanerão por três dias na órbita mais baixa da Terra, a uma altitude de 540km.

Os escolhidos para participar da experiência foram Christopher Sembroski, ex-integrante da força Aérea de Everett; Hayley Arxenaux, médica assistente do St. Jude; Jared Isaacman, chefe da empresa de pagamentos Shift4 Payments; e Sian Proctor, professora da faculdade comunitária em Tempe, Arizona, nos EUA.

A missão é voltada para a caridade e visa, sobretudo, arrecadar fundos para o St. Jude Children’s Research Hospital, no Tennesee, nos Estados Unidos. Isaacman, que atuará como comandante da espaçonave, não informou quanto está investindo nesta missão, mas já doou um valor de US$ 100 milhões (R$ 566.511.254) para o hospital, que é especializado em tratamentos de câncer. Além da tripulação, outros 72 mil inscritos para a seleção da missão também contribuíram financeiramente para a causa.

Publicidade

A Nasa, a agência espacial norte-americana, que certificou o Crew Dragon para voos de astronautas no ano passado, afirmou ao portal The Verge que não planeja usar a versão cúpula do Crew Dragon para missões de astronautas da agência espacial e que a instalação da janela não requer aprovação de segurança da empresa.

"A Nasa atualmente não tem planos de voar em uma versão modificada do Crew Dragon", disse o porta-voz da agência, Josh Finch. "Como um lançamento totalmente comercial, não precisamos aprovar o projeto da SpaceX para as missões privadas da empresa. Continuaremos a manter uma visão dos sistemas da SpaceX por meio de nosso trabalho normal, incluindo o compartilhamento de dados de voo da SpaceX de missões não pertencentes à nós."

Publicidade

Durante uma coletiva de imprensa realizada a terça-feira (30), o diretor da missão, Benji Reed, afirmou, por sua vez, que a SpaceX fez "todo o trabalho de engenharia, continua a passar por todas as análises, testes e qualificação para garantir que tudo esteja seguro e não impede qualquer uso desta espaçonave para outras missões."

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.