Carro autônomo da Uber atropela e mata mulher no Arizona, nos EUA
A empresa decidiu suspender os testes com veículos que circulam sem motorista em quatro cidades. A identidade da vítima não foi revelada
Tecnologia e Ciência|Pablo Marques, do R7
Um carro autônomo da Uber atropelou e matou uma mulher na noite de domingo para segunda (19), em Tempe, no Arizona. Após o acidente, a empresa decidiu suspender os testes com esse tipo de veículo.
A vítima foi atingida quando atravessava uma via fora da faixa de pedestre. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas não resisitu aos ferimentos. A identidade da mulher não foi revelada pela polícia.
Nesta fase de aprimoramento, um funcionário da empresa ainda ocupa a posição do motorista e monitora todo o trajéto. Ele pode assumir a direção em qualquer momento caso seja necessário. No momento do atropelamento, o modo automático estava ativado.
Leia também
Esse foi o primeiro acidente com vítima desde o início dos testes com carros que trafegam sem motorista. Após o ocorrido, o projeto de desenvolvimento dessa nova tecnologia da Uber foi suspenso em San Francisco, Pittsburgh, Phoenix e Toronto, no Canadá.
O CEO da empresa, Dara khosrowshahi, usou o Twitter para dizer que sentia muito pelo ocorrido e que o caso seria investigado pela polícia local para descobrir o que aconteceu.
O segundo e um ano
Em março de 2017, um outro veículo autônomo da Uber se envolveu em um acidente. Coincidentemente, a ocorrência também foi em Tempe, no estado de Arizona. Não houve feridos e somente os carros envolvidos na batida foram danificados.
A expansão do programa
Em novembro de 2017, a Uber anunciou a compra de 24 mil SUVs modelos XC90, da Volvo. A ideia era expandir a frota de veículos autônomos. Os carros novos devem ser entregues pela montadora de 2019 a 2021.
Veja também: Como serão as cidades com os carros autônomos nas ruas