Carro elétrico ganha classificação máxima em teste de colisão
Estrutura do veículo resistiu à impacto lateral e frontal e protegeria adultos e crianças na grande maioria dos acidentes em uma estrada
Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*
O Model 3, da Tesla, passou pelos testes de colisão do Euro NCAP (Programa Europeu de Novos Veículos) e recebeu cinco estrelas no quesito segurança.
Leia também
O carro elétrico foi submetido a quatro testes: proteção dos passageiros adultos, proteção de crianças no banco de trás, riscos à pedestre e ciclistas e também eficiência dos sensores de segurança do veículo.
O modelo alcançou a pontuação 96 de 100 para proteção de passageiros adultos em colisões, 86 para manter crianças seguras e 94 para o sistema de proteção automático.
Leia também: Hackers roubam carro elétrico em três minutos com tablet e celular
A pior nota foi 74 quando foram realizados testes nos quais ciclistas e pedestres adultos ou crianças cruzaram o caminho do motorista. Mesmo assim, a nota ainda é considerada alta.
Nos testes de recursos de segurança ativo, como o sistema automático de frenagem e sistema que impede a troca de pista de modo imprudente, o Model 3 repetiu o desempenho de 2018/2019 e conquistou pontuação máxima.
Segunda a Tesla, os seus engenheiros desenvolveram cada quesito de segurança avaliado no teste, com dados reais coletados com o conjunto de sensores de cada veículo da marca desde de outubro de 2016.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques
Veja também:
Youtuber corta um carro elétrico de R$ 200 mil para criar caminhonete