Cartão de bolso reciclável é criado para salvar vidas de abelhas
Dispositivo semelhante ao cartão bancário tem solução açucarada dividida em três recortes para alimentar insetos que estão longe do seus habitats
Tecnologia e Ciência|Laís Vieira, do R7*
O britânico Dan Harris, 40, fundou o Bee Saviour Behaviour, um grupo cujo o objetivo é salvar as abelhas e conscientizar a população sobre a importância do inseto.
Para isso, Harris desenvolveu um cartão que contém três compartimentos de solução de açúcar. O dispositivo é produzido a partir de um antigo cartão bancário de plástico que foi para o lixo.
O cartão tem substâncias pré-fabricadas que podem salvar abelhas e outros insetos. Desta forma, se uma pessoa encontrar uma abelha abatida, ela poderá tirar o adesivo que protege a solução e colocar o cartão ao lado.
A ideia de criar um cartão para salvar abelhas surgiu em 2017, após o britânico estudar sobre o metabolismo acelerado do inseto e pensar em um modo para que os moradores de Norwich, cidade da Inglaterra, pudessem ajudar os insetos a ter vida novamente.
As abelhas-europeias são espécies que estão entrando em extinção no mundo devido aos agrotóxicos, perda de habitat e doenças. Segundo o site Saviour Bee, a ação não impedirá o declínio do inseto, mas poderá trazer conexões entre os humanos e a natureza em sua volta.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Tatiana Chiari