Chefe de confiança e segurança da OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, renuncia
A saída do profissional ocorre em meio a uma escalada de preocupações sobre os possíveis efeitos negativos da IA
Tecnologia e Ciência|Do R7
O chefe de Confiança e Segurança da OpenAI, Dave Willner, está deixando a empresa, conforme anunciou em uma publicação no LinkedIn nesta sexta-feira (21), em que ele cita as pressões do trabalho em sua vida familiar e diz que estará disponível para trabalhos de consultoria.
A diretora de Tecnologia, Mira Murati, administrará diretamente a equipe de forma interina, e Willner continuará a prestar assessoria à empresa até o fim do ano, disse a OpenAI em um comunicado.
Os departamentos de Confiança e Segurança têm desempenhado um papel de destaque em empresas de tecnologia como a OpenAI, o Twitter, a Alphabet e a Meta, já que buscam limitar a propagação de discurso de ódio, desinformação e outros conteúdos prejudiciais em suas plataformas.
Ao mesmo tempo, as preocupações sobre o impacto negativo da inteligência artificial têm aumentado.
Leia também
Ao descrever o trabalho de Willner como "fundamental para operacionalizar nosso compromisso com o uso seguro e responsável de nossa tecnologia", a OpenAI informou que está buscando um "líder tecnicamente habilidoso" para substituí-lo.
Willner assumiu o cargo na empresa em fevereiro de 2022, depois de ter trabalhado no Airbnb e no Facebook. Ele atribuiu sua decisão de renúncia às crescentes demandas do trabalho, que estavam afetando sua vida familiar.
LEIA ABAIXO: Vale da estranheza: fotos realistas geradas por inteligência artificial perturbam redes sociais