Chefe do Google conta sobre projeto que espalhará sinal de internet com balões
Sundar Pichai falou durante Mobile World Congress sobre projetos em andamento da empresa
Tecnologia e Ciência|Do R7

Sundar Pichai é considerado o número dois do Google. Estando abaixo apenas dos fundadores da empresa, Larry Page e Sergei Brin, o indiano é um dos homens mais poderosos da tecnologia atualmente. Durante a Mobile World Congress 2015, um dos maiores eventos da área, o businessman contou sobre os principais projetos em andamento do Google e como eles desejam estar cada dia mais presente nas nossas vidas.
Apesar de ser chefe de diversas áreas da companhia, como o Google Maps e o sistema de buscas, a palestra de Sundar focou na mobilidade e principalmente no Android. Para ele, a mobilidade está se tornando algo gigantesco, que se tornará ainda maior nos próximos anos.
Jornalista do R7 está em Barcelona para conferir o lançamento do Galaxy S6. Assista!
Durante a Black Friday do ano passado, por exemplo, 40% das transações foram feitas por dispositivos móveis, e oito a cada 10 smartphones que são adquiridos no mundo possuem o sistema Android.
A partir disso, o Google quer não apenas melhorar a experiência dos usuários com seus aparelhos mobile, mas também estar presente em outros aspectos do cotidiano, como nas televisões, carros, objetos inteligentes, entre outros.
— Nós trabalhamos com centenas de parceiros para desenvolver produtos com sistema Android. É a liberdade e diversidade do sistema que faz com que ele seja o que é hoje em dia. O Android servirá como base para diversas inovações no futuro.
Internet
Além do Android, outro aspecto que o Google tem investido seu tempo e dinheiro é em infraestrutura e serviços que possam levar conexão de internet para países pobres ou regiões distantes.
Sundar lembra que atualmente existem 2 bilhões de pessoas no mundo que ainda não possuem acesso à internet, e para que esse número diminua eles possuem três diferentes projetos: o Google Fiber, que levará internet rápida para áreas urbanas, o Project Loon, que levará sinal de telefonia para regiões distantes com a ajuda de balões, e o Project Titan, que pretende implementar aparelhos de sinal de telefonia em aviões comerciais.

O Project Loon, o dos balões, é um dos mais curiosos do Google. Sundar explicou para o público que apesar de parecer uma ideia estranha, a menor velocidade dos balões permite que a internet chegue mais facilmente às pessoas que vivem na região.
— Os balões serviriam até mesmo em locais em que a internet já existe, mas a infraestrutura é precária e a demanda está aumentando, como algumas cidades da Austrália, por exemplo. O Project Loon pode aumentar a capacidade da internet nesses locais.
Samsung capricha no design e volta ao posto de rival número 1 do iPhone
Ao ser perguntado em relação aos preços desses serviços, Sudar não respondeu claramente, mas reforçou que os projetos oferecerão internet em locais muitas vezes carentes. Por isso, é provável que os valores sejam mais acessíveis, assim como o que acontece com o Android One, projeto do Google que oferece smartphones com sistema Android a preços baixos.
— Nós sempre focamos em smartphones que custam $ 100. Você pode até contratar serviços ou comprar smartphones por um preço menor, mas oferecemos coisas que iriam funcionar em qualquer lugar e ter uma boa experiência. Esperamos que no futuro podemos oferecer as coisas que oferecemos pela metade do preço.















