Logo R7.com
RecordPlus
Tecnologia e Ciência

Chefe do Google conta sobre projeto que espalhará sinal de internet com balões

Sundar Pichai falou durante Mobile World Congress sobre projetos em andamento da empresa

Tecnologia e Ciência|Do R7

  • Google News
Palestra de Sundar Pichai era uma das mais esperadas pelo público do Mobile World Congress 2015
Palestra de Sundar Pichai era uma das mais esperadas pelo público do Mobile World Congress 2015

Sundar Pichai é considerado o número dois do Google. Estando abaixo apenas dos fundadores da empresa, Larry Page e Sergei Brin, o indiano é um dos homens mais poderosos da tecnologia atualmente. Durante a Mobile World Congress 2015, um dos maiores eventos da área, o businessman contou sobre os principais projetos em andamento do Google e como eles desejam estar cada dia mais presente nas nossas vidas.

Apesar de ser chefe de diversas áreas da companhia, como o Google Maps e o sistema de buscas, a palestra de Sundar focou na mobilidade e principalmente no Android. Para ele, a mobilidade está se tornando algo gigantesco, que se tornará ainda maior nos próximos anos.


Jornalista do R7 está em Barcelona para conferir o lançamento do Galaxy S6. Assista!

Durante a Black Friday do ano passado, por exemplo, 40% das transações foram feitas por dispositivos móveis, e oito a cada 10 smartphones que são adquiridos no mundo possuem o sistema Android.


A partir disso, o Google quer não apenas melhorar a experiência dos usuários com seus aparelhos mobile, mas também estar presente em outros aspectos do cotidiano, como nas televisões, carros, objetos inteligentes, entre outros.

— Nós trabalhamos com centenas de parceiros para desenvolver produtos com sistema Android. É a liberdade e diversidade do sistema que faz com que ele seja o que é hoje em dia. O Android servirá como base para diversas inovações no futuro.


Internet

Além do Android, outro aspecto que o Google tem investido seu tempo e dinheiro é em infraestrutura e serviços que possam levar conexão de internet para países pobres ou regiões distantes.


Sundar lembra que atualmente existem 2 bilhões de pessoas no mundo que ainda não possuem acesso à internet, e para que esse número diminua eles possuem três diferentes projetos: o Google Fiber, que levará internet rápida para áreas urbanas, o Project Loon, que levará sinal de telefonia para regiões distantes com a ajuda de balões, e o Project Titan, que pretende implementar aparelhos de sinal de telefonia em aviões comerciais.

Project Loon é um dos mais ambiciosos do Google
Project Loon é um dos mais ambiciosos do Google

O Project Loon, o dos balões, é um dos mais curiosos do Google. Sundar explicou para o público que apesar de parecer uma ideia estranha, a menor velocidade dos balões permite que a internet chegue mais facilmente às pessoas que vivem na região.

— Os balões serviriam até mesmo em locais em que a internet já existe, mas a infraestrutura é precária e a demanda está aumentando, como algumas cidades da Austrália, por exemplo. O Project Loon pode aumentar a capacidade da internet nesses locais.

Samsung capricha no design e volta ao posto de rival número 1 do iPhone

Ao ser perguntado em relação aos preços desses serviços, Sudar não respondeu claramente, mas reforçou que os projetos oferecerão internet em locais muitas vezes carentes. Por isso, é provável que os valores sejam mais acessíveis, assim como o que acontece com o Android One, projeto do Google que oferece smartphones com sistema Android a preços baixos.

— Nós sempre focamos em smartphones que custam $ 100. Você pode até contratar serviços ou comprar smartphones por um preço menor, mas oferecemos coisas que iriam funcionar em qualquer lugar e ter uma boa experiência. Esperamos que no futuro podemos oferecer as coisas que oferecemos pela metade do preço.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.